• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM capacita municípios para regulamentar cobrança do ISS

FECAM capacita municípios para regulamentar cobrança do ISS

FECAM capacita municípios para regulamentar cobrança do ISS 150 150 Fecam Portal

Dayane Nunes
ASCOM/FECAM

Para orientar os municípios catarinenses na correta cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) sobre serviços prestados pelos cartórios notariais e de registro público. A FECAM realiza nesta segunda-feira (16), uma capacitação para apresentar o funcionamento dos cartórios, os mecanismos de fiscalização e a cobrança do imposto. O curso acontece a partir das 8h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Florianópolis.

Neste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou constitucional a cobrança do ISS sobre serviços notariais e de registro público, o que possibilita aos municípios a regulamentação e a cobrança do ISS. Há necessidade de estruturar uma equipe para fiscalizar a atuação dos cartórios. Os municípios podem cobrar no máximo 5% sobre os serviços prestados pelos cartórios.

Como o município deve cobrar o ISS sobre os serviços prestados pelos cartórios, será o tema central do curso, que será realizado pelo advogado Roberto Adolfo Tauil. Ele é professor; consultor técnico do Ministério da Ciência e Tecnologia (Programa Cidades Digitais); coordenador jurídico da Fundação Leão XIII do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência de oito anos como secretário municipal e titular de fiscalização tributária e de poder de polícia municipal.

Segundo o assessor jurídico da FECAM, Marcos Fey Probst, o palestrante trará experiências de outros municípios que estão realizando a cobrança do ISS, como ocorre nos estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. "No curso vamos discutir a melhor forma do município cobrar o ISS", disse. Probst destaca que a FECAM pretende capacitar e orientar os servidores públicos municipais para a correta fiscalização e cobrança do imposto, evitando erros procedimentais na apuração do montante a ser efetivamente cobrado e ajuizado pelos municípios catarinenses.

Participam do curso servidores públicos municipais da área de fiscalização tributária e da administração fazendária, procuradores municipais e membros dos órgãos de julgamento administrativo de recursos tributários.

A FECAM também realiza mais duas etapas do Curso ISS e Cartórios nas regiões sul e oeste. No dia 23 de junho em Chapecó. No dia 30 de junho, em Araranguá.