• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM convoca municípios para a campanha de vacinação contra rubéola

FECAM convoca municípios para a campanha de vacinação contra rubéola

FECAM convoca municípios para a campanha de vacinação contra rubéola 600 243 Fecam Portal

ASCOM/FECAM

A FECAM convoca os municípios catarinenses para que mobilizem homens e mulheres entre 20 a 39 anos para serem vacinados contra a rubéola. A Campanha de Vacinação começa neste sábado (9) e estende-se até o dia 12 de setembro. A meta da Secretaria de Estado Saúde é vacinar mais de 2 milhões de catarinenses.

Os municípios catarinenses já estão programando o Dia D (Dia de Mobilização), com o intuito de imunizar toda a população. Vale lembrar que independente do histórico de vacinação anterior, todos os cidadãos devem procurar os postos de saúde mais perto e aplicar a vacina contra à Tríplice Viral.

De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, nos últimos dois anos, em todo o território brasileiro, houve vários casos de rubéola registrados. No ano de 2007 foram 8.407 surtos, sendo 161 em mulheres grávidas, o que resultou em 20 recém-nascidos com o SRC e 70% dos casos confirmados eram do sexo masculino.

Saiba mais:
A Rubéola é uma doença viral infecciosa, causada pelas vias respiratórias, mais comum em crianças, mas pode ocorrer em adultos não imunes.Os sintomas são dores nas articulações e manchas avermelhadas na pele.

Durante a gestação as mulheres podem contaminar-se com a síndrome da rubéola congênita (SRC) que nos primeiros três meses pode acontecer a incidência de aborto, ter parto prematuro e transmitir mal-informações congênitas ao feto, acarretando ao recém nascido cegueira, surdez total, retardo mental entre outras implicações.

Não há um tratamento específico para a Rubéola, o que existe é uma prevenção, que acontece por meio da vacinação.

Fonte: Com informações da Secretaria de Estado da Saúde