• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM debate futuro da Assistência Social na AMVE

FECAM debate futuro da Assistência Social na AMVE

FECAM debate futuro da Assistência Social na AMVE 1600 1200 Fecam Portal

Os desafios da política social no pós-pandemia e o fortalecimento do elo entre trabalhadores e gestores da Assistência Social. A FECAM trouxe este debate para os municípios do Vale do Itajaí no auditório da AMMVI, na semana do aniversário de Blumenau.  Com organização em conjunto à AMAVE e AMVE, a Federação reuniupalestrantes que atualizaram os gestores municipais e informaram trabalhadores da Assistência Social.

“É por direitos e deveres. Colocar a assistência social enquanto protagonista da política pública, é melhorar a vida nos nossos municípios. A FECAM é preocupada com a vida real. Com vocês, nós aprendemos e fazemos a política pública evoluir”, enfatiza Rodrigo Fachini, coordenador institucional da FECAM e representante do presidente Clenilton Pereira no evento.

“Na semana do aniversário de Blumenau, nós abraçamos este encontro porque sabemos a importância da assistência social. O cidadão precisa estar no centro dos debates. Iniciei minha vida pública na assistência social, e estar aqui é uma honra para a Prefeitura de Blumenau. Parabéns FECAM e às associações de municípios” enfatiza o prefeito de Blumenau e vice-presidente da AMVE, Mário Hildebrandt.

 

AUDITÓRIO REPRESENTADO POR 20 MUNICÍPIOS PARA DEBATER O SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL:

 

Para a Secretária Municipal de Assistência Social de Blumenau, Patrícia Morastoni Sasse, é desta maneira que a região se fortalece. “É pela união dos gestores, pela integração dos representantes da Assistência Social, por tudo isso que a política vale a pena” afirma Patrícia.

Elias de Souza Oliveira, Secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu e presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, refletiu sobre o retrocesso que o país vive sobre investimentos na área social. “É preciso ser franco e demonstrar a nossa insatisfação ao atual cenário” diz Elias. O gestor analisa o significado do SUAS. “Fortalecer a assistência social é garantir a essência do desenvolvimento social: não existe crescimento econômico sem desenvolvimento social. E valorizar o papel do assistente é fundamental!” defende Elias.

O papel do trabalhador da Assistência Social e a valorização da categoria, bem como o acesso aos direitos, foi destacado na fala da Secretária Municipal de Assistência Social de Florianópolis e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Maria Claudia Goulart. “A Assistência é de todos, não possui partido político. Aqui, apresentamos a cidadania enquanto caminho de inclusão e participação. Além de incentivarmos e motivarmos as famílias a buscarem informações. Pois a discussão nos eleva e promove mais conquistas. Para nos voltarmos ao começo de tudo, à força do coletivo e da participação. Isto é, proatividade!” motiva Maria Goulart.

Janice Merigo, coordenadora de políticas públicas da FECAM, agradeceu a grande presença do público. “A presença de todas as cidades da região mostra que o cenário é de necessidade e busca por informações. Que todos saiam daqui mais informados para oferecer políticas de qualidade”, disse Janice.