Os desafios da política social no pós-pandemia e o fortalecimento do elo entre trabalhadores e gestores da Assistência Social. A FECAM trouxe este debate para os municípios do Vale do Itajaí no auditório da AMMVI, na semana do aniversário de Blumenau. Com organização em conjunto à AMAVE e AMVE, a Federação reuniupalestrantes que atualizaram os gestores municipais e informaram trabalhadores da Assistência Social.
“É por direitos e deveres. Colocar a assistência social enquanto protagonista da política pública, é melhorar a vida nos nossos municípios. A FECAM é preocupada com a vida real. Com vocês, nós aprendemos e fazemos a política pública evoluir”, enfatiza Rodrigo Fachini, coordenador institucional da FECAM e representante do presidente Clenilton Pereira no evento.
“Na semana do aniversário de Blumenau, nós abraçamos este encontro porque sabemos a importância da assistência social. O cidadão precisa estar no centro dos debates. Iniciei minha vida pública na assistência social, e estar aqui é uma honra para a Prefeitura de Blumenau. Parabéns FECAM e às associações de municípios” enfatiza o prefeito de Blumenau e vice-presidente da AMVE, Mário Hildebrandt.
AUDITÓRIO REPRESENTADO POR 20 MUNICÍPIOS PARA DEBATER O SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL:
Para a Secretária Municipal de Assistência Social de Blumenau, Patrícia Morastoni Sasse, é desta maneira que a região se fortalece. “É pela união dos gestores, pela integração dos representantes da Assistência Social, por tudo isso que a política vale a pena” afirma Patrícia.
Elias de Souza Oliveira, Secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu e presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, refletiu sobre o retrocesso que o país vive sobre investimentos na área social. “É preciso ser franco e demonstrar a nossa insatisfação ao atual cenário” diz Elias. O gestor analisa o significado do SUAS. “Fortalecer a assistência social é garantir a essência do desenvolvimento social: não existe crescimento econômico sem desenvolvimento social. E valorizar o papel do assistente é fundamental!” defende Elias.
O papel do trabalhador da Assistência Social e a valorização da categoria, bem como o acesso aos direitos, foi destacado na fala da Secretária Municipal de Assistência Social de Florianópolis e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Maria Claudia Goulart. “A Assistência é de todos, não possui partido político. Aqui, apresentamos a cidadania enquanto caminho de inclusão e participação. Além de incentivarmos e motivarmos as famílias a buscarem informações. Pois a discussão nos eleva e promove mais conquistas. Para nos voltarmos ao começo de tudo, à força do coletivo e da participação. Isto é, proatividade!” motiva Maria Goulart.
Janice Merigo, coordenadora de políticas públicas da FECAM, agradeceu a grande presença do público. “A presença de todas as cidades da região mostra que o cenário é de necessidade e busca por informações. Que todos saiam daqui mais informados para oferecer políticas de qualidade”, disse Janice.