• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM divulga ações em prol do fortalecimento dos conselhos tutelares em Santa Catarina

FECAM divulga ações em prol do fortalecimento dos conselhos tutelares em Santa Catarina

FECAM divulga ações em prol do fortalecimento dos conselhos tutelares em Santa Catarina 2560 2560 Fecam Portal

A Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) realiza diversas iniciativas para fortalecer o trabalho dos conselhos tutelares catarinenses. A entidade, que representa os 295 municípios, faz a interlocução com as administrações municipais para que os órgãos atuem com condição, qualidade e capacitação técnica necessárias para a defesa das crianças e adolescentes.

Desde 2017, a FECAM compõe o Grupo de Trabalho Estadual e Interinstitucional de Santa Catarina e atua em prol do fortalecimento dos conselhos tutelares e do sistema de garantias dos direitos das crianças. “Muito avançamos em relação às estruturas do Conselho Tutelar, como a disponibilidade de carro sempre que necessário, a capacitação continuada dos conselheiros, ampliação da carga horária e salário e a melhoria dos espaços de atendimento”, destaca a presidente da FECAM e prefeita de Vargem, Milena Lopes.

Os conselhos tutelares são mantidos exclusivamente com recursos próprios dos municípios, que recebem dos governos Federal e Estadual equipamentos para exercer suas atribuições. Cabe à FECAM orientar os municípios na execução de seus orçamentos. De acordo com o Art. 4º da Resolução 231/2022, a Lei Orçamentária Municipal ou do Distrito Federal deverá estabelecer, preferencialmente, dotação específica para implantação, manutenção, funcionamento dos Conselhos Tutelares, bem como para o processo de escolha dos conselheiros tutelares, custeio com remuneração, formação continuada e execução de suas atividades.

Entre as ações realizadas pela FECAM em Santa Catarina, destacam-se: articulação interinstitucional com Ministério Público, Tribunal de Justiça, associações, COEGEMAS, Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família; participação na capacitação unificada dos conselheiros tutelares; realização anual do Seminário do Sistema de Garantia de Direitos; participação na elaboração da 2ª edição da orientação Técnica dos Conselhos Tutelares; acompanhamento e orientação do processo de escolha dos conselheiros tutelares, com a realização de lives orientativas aos municípios.

“Reconhecemos o trabalho fundamental dos conselhos tutelares na defesa dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes e trabalharemos incansavelmente para fortalecer a atuação deste importante órgão nos municípios catarinenses”, reforça a presidente da FECAM.