No último sábado (03), a Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) esteve em São Miguel do Oeste para capacitação dos candidatos a conselheiros tutelares. Mais de 170 candidatos estiveram reunidos, representando os 13 municípios do Extremo Oeste.
Em pauta, a proteção integral, o estatuto da criança e adolescente, atribuições do Conselho Tutelar, seu funcionamento e as responsabilidades do poder executivo na manutenção do órgão. A capacitação foi ministrada pela advogada e professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Edenilza Gobbo e pela assistente social da FECAM, Janice Merigo.
O Secretário Executivo da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, Airton Fontana, destacou a importância do trabalho das entidades municipalistas na prestação de serviços aos municípios. Ressaltou que a capacitação dos conselheiros tutelares na região, bem como a elaboração da prova, contribui neste processo aos municípios.
“Esperamos que essa experiência seja replicada em outras regiões do Estado, unificando os diálogos e qualificando a atuação dos Conselheiros Tutelares”, destaca Janice Merigo.