A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e o Conselho de Gestores Municipais de Cultura De Santa Catarina (CONGESC) visitaram o presidente da Federação Catarinense de Cultura (FCC), Rafael Nogueira, na última quinta-feira (02). Durante a visita, foi discutido o fortalecimento da política pública da cultura no estado de Santa Catarina.
Na ocasião, a FECAM e o CONGESC apresentaram as demandas da Carta de Ibirama, documento redigido no último Fórum de Cultura, em que se solicita mais investimentos na cultura do Estado e o fortalecimento da FCC como um órgão de gestão cultural. Nogueira pontuou que alguns dos itens já foram contemplados, como a manutenção da fundação e do CONGESC no Conselho Estadual de Cultura (CEC).
O presidente da FCC se colocou à disposição para ser um parceiro nessas solicitações e afirmou que a cultura é um setor que deve ser valorizado e investido. Ele afirmou que a fundação está empenhada em colaborar para o desenvolvimento da cultura em Santa Catarina.
Marcos Montagna, presidente do CONGESC, apresentou o mapa cultural que está sendo desenvolvido. Nogueira afirmou que o tema também está sendo tratado pelo CEC e que o trabalho em conjunto é importante, por isso irá unir esforços com a FECAM.
A analista de Turismo e Cultura, Dayna Maressa Pamato, Camila Rozete, de Garopaba, e Diego Steimbach, de Santo Amaro da Imperatriz, também estiveram presentes na reunião.