Mais de 900 participantes, entre eles 331 prefeitos gaúchos e 157 catarinenses, estão reunidos no Seminário dos Novos Prefeitos, em Canela. No terceiro dia do evento, 27/10, os gestores municipais assistiram à palestra com representantes do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e FECAM. O tema foi Lei de Responsabilidade Fiscal e Controle Interno.
“Os prefeitos eleitos devem verificar como está a situação do Controle Interno nas prefeituras”, alertou o Consultor Contábil da FECAM, Zaqueu Rogério Francez. O consultor explicou a importância do Sistema de Controle Interno, como um instrumento para comprovar a legalidade quanto à eficiência, gestão orçamentária, financeira e administrativa.
Em Santa Catarina 242 municípios já adotaram ao Sistema de Controle Interno. Segundo Francez, o objetivo do sistema é avaliar o controle das metas previstas no Plano Plurianual (PPA).”Para que no final do mandato os prefeitos tenham suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado”, diz.
Para auxiliar os prefeitos eleitos a FECAM promovera no próximo ano cursos de capacitações voltados ao Controle Interno. O consultor contábil da FECAM, Zaqueu Rogério Francez, informou aos novos prefeitos que a FECAM disponibiliza uma sala de reuniões, na sede da entidade em Florianópolis, para os gestores.