As fortes chuvas que atingem Santa Catarina devem continuar até o final da semana. A Defesa Civil do Estado estima que o volume de chuva ultrapasse os 100 milímetros nas áreas do Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e em parte da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí. Há risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
A Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), através dos Colegiados de Proteção e Defesa Civil (CDC) e Assistência Social (COAS), está trabalhando para atender os municípios atingidos. Já foi estabelecido contato com os governos estadual e federal para auxiliar nas demandas mais urgentes durante este período de chuva.
O colegiado de Assistência Social está monitorando, nos municípios, as pessoas em situação de rua que precisem de abrigo.
O guia abaixo, produzido pelo governo de Minas Gerais, é bastante prático em relação ao trabalho da Assistência Social em situações de calamidade e emergência. Esse guia apresenta o passo a passo a ser seguido na decretação de emergência e calamidades, gabinete de crise (com presença fundamental da Defesa Civil e da Assistência Social), identificação das pessoas atingidas, abrigo provisório e cofinanciamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
📑 Guia de atuação socioassistencial nas situações de emergência e calamidades públicas – Clique aqui.
📑Formulário Nacional para registro de informações das famílias em Situação de Calamidade e Emergência no SUAS – Clique aqui.
📽️ Vídeo orientativo sobre o Cadastro das Famílias – Clique aqui.
📽️ Orientações sobre a gestão dos abrigos, pela Defesa Civil de SC, Dra. Regina Panceri – Clique aqui.
📽️ Orientação para a gestão de doações arrecadadas durante campanhas – Parte 1 e parte 2.