A partir de agora, os 295 municípios catarinenses terão acesso a serviços mais ágeis e eficientes no cotidiano de trabalho. Uma série de atualizações de tecnologias e modernização de ferramentas foram anunciadas pela FECAM durante reunião com as 21 associações de municípios de Santa Catarina e com o Conselho Político da Federação nesta terça-feira (13/07).
A Federação fornece centenas de portais municipais (sites), de acesso à informação, de turismo, webmail e outras tecnologias aos municípios e associações. Os serviços, que são utilizados por servidores, funcionários, cidadãos e cidadãs, serão atualizados e modernizados.
Entre os avanços anunciados estão uma (i) nova central de suporte, para resolver com agilidade eventuais problemas técnicos nos serviços prestados pela FECAM; (ii) nova plataforma de e-mail, mas rápida e responsiva; (iii) uma dashboard (tela de monitoramento em tempo real) das tecnologias e ferramentas utilizadas pelos municípios; (iv) Painel FECAM, evento destinado às associações para tratar de temas pertinentes nas mais diversas áreas de atuação do serviço público; (v) novo portal, a partir de agosto, com layout moderno e responsivo.
Também foi apresentado balanço das ações desempenhadas pela atual gestão até o momento, com previsões de economia, e a Rede FECAM de Comunicação (RFC), estrutura criada para produção de conteúdo de interesse público em TV, rádio e web. A RFC permitirá a integração das informações entre a FECAM e as associações.
“Queremos qualificar cada vez mais nossa estrutura de atendimento aos municípios. A FECAM tem o dever de proporcionar serviços eficientes para toda a sociedade catarinense”, afirmou o presidente da Federação, Clenilton Pereira (Prefeito de Araquari).
TV DIGITAL
Durante a agenda desta terça-feira, foi anunciada um plano para digitalização do sinal de TV aberta terrestre dos 118 municípios de Santa Catarina que atualmente operam apenas com sinal analógico. Trata-se do Programa Digitaliza Brasil, instituído pelo Ministério das Comunicações (MCom) através da Portaria 2.524 de 4 de maio de 2021, e apresentado na reunião do Conselho Político da Federação por Cheila Zortéa, gerente de operações do Seja Digital – EAD – Entidade Administradora da Digitalização da TV.
O processo concluirá a digitalização dos sinais de TV até 31 de dezembro de 2023, quando então todas as transmissões de TV analógica deverão ser desligadas. A operacionalização do projeto será conduzida pela Seja Digital, organização sem fins lucrativos criada pela ANATEL para esse fim. Dentre as principais vantagens do sinal digital estão a melhoria na qualidade de imagem e som e a maior diversidade de programação. Os municípios participantes receberão, sem custo, a implantação de infraestrutura completa que garantirá à população local o acesso a serviços de TV digital aberta terrestre.