Prestes a completar 41 anos, a FECAM inaugurou, na manhã desta sexta-feira (23/04), uma Galeria de Presidentes que leva o nome de Milton Sander, fundador e primeiro presidente da FECAM em 1980. A galeria, localizada no corredor central da sede da Federação, em Florianópolis, reúne as fotos dos prefeitos e prefeitas que a presidiram ao longo das suas quatro décadas de história. Além de homenagear o fundador da FECAM, ela evidencia os nomes das pessoas que dedicaram suas vidas pelo municipalismo catarinense.
O Presidente da FECAM, Clenilton Pereira (Prefeito de Araquari), abriu o evento exaltando a trajetória de Milton Sander e dos demais ex-presidentes que constríuram a história da Federação.
Gustavo Sander, filho de Milton Sander, participou virtualmente do evento e agradeceu a homenagem dedicada ao pai, recordando todo o trabalho desempenhado por ele. “Sempre que penso na atuação de meu pai em prol do municipalismo, lembro da seguinte frase: o município é a primeira pátria do cidadão. É no município que a pessoa aprende a fazer política, participa pela primeira vez da vida política da sua comunidade e vê seu esforço e participação recompensada. Agradeço, em nome de toda a minha família, pela homenagem prestada ao meu pai”, disse Gustavo.
“Com certeza a família constatou a dedicação de Milton Sander pela causa municipalista, abrindo mão do tempo de convívio. Esperamos representar bem esta entidade e o legado deixado por ele”, completou a Diretora da FECAM, Sisi Blind, que foi Presidente da FECAM em 2016 e 2018 durante seu mandato como prefeita em São Cristóvão do Sul.
Adeliana Dal Pont, ex-prefeita de São José que ocupou a presidência da FECAM em 2017, participou do evento representando todos os demais ex-presidentes. “Esse é um momento solene, a vida das instituições passa pelo reconhecimento da sua história. A Galeria de Presidentes Milton Sander quer representar o esforço de todos nós, prefeitas e prefeitos, que passamos pela FECAM”, disse Adeliana.
Ao final do evento, Clenilton e Adeliana descerraram a placa em homenagem ao fundador da FECAM, oficializando a inauguração da Galeria de Presidentes Milton Sander.