• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM lança exposição “OLHARES CATARINENSES” na ALESC

FECAM lança exposição “OLHARES CATARINENSES” na ALESC

FECAM lança exposição “OLHARES CATARINENSES” na ALESC 1280 853 Fecam Portal

Um olhar diferenciado sobre o patrimônio cultural e das belezas naturais de Santa Catarina é o tema da exposição fotográfica “Olhares Catarinenses”, aberta na quarta-feira (8) pela FECAM na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, na Assembleia Legislativa, reunindo 53 fotos selecionadas no projeto.

O resultado deste trabalho pode ser conferido até dia 10 de janeiro, quando o acervo fotográfico percorrerá as 21 associações de municípios de Santa Catarina e os órgãos parceiros na promoção da exposição.

O presidente da FECAM, Clenilton Pereira, abriu o evento considerando a magnitude do projeto. “Nossas belezas naturais, o patrimônio histórico e nossa gente: são vários olhares do nosso Estado sob a ótica e a arte dos próprios moradores. Um presente à população” afirma Clenilton.

O coordenador institucional da FECAM, Rodrigo Fachini, explica que a exposição foi dividida em oito macrorregiões e que todas as localidades foram contempladas. A exposição apresenta apenas fotos inéditas e com um diferencial: feitas, em sua maioria, por amadores. “A FECAM inovou mais uma vez, com o protagonismo de trazer uma visão dos catarinenses sobre o nosso estado, valorizando o nosso patrimônio cultural e humano.”

Ele explica que o objetivo do projeto organizado pela Fecam, com o apoio da Santur e da Fundação Catarinense de Cultura, é oferecer um novo acervo fotográfico, virtual e físico, para mostrar a diversidade cultural de Santa Catarina. “O apoio da Alesc foi fundamental, pois é o primeiro espaço a conhecer e abrigar a exposição. É na Alesc que o público conhecerá o resultado da seleção, em primeira mão.”

O diretor da Santur, Henrique Maciel, destacou que as obras são resultados de fotógrafos, em sua maioria amadores, que por meio de suas lentes mostram as cidades catarinenses. “Santa Catarina a cada 50 quilômetros tem um destino turístico fantástico e esse trabalho traz um pouco do que é Santa Catarina.” O presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Edinho Lemos, também enalteceu o envolvimento dos catarinenses em divulgar os seus olhares sobre suas cidades. “A Fecam está de parabéns em promover esse trabalho.” De 14 de janeiro a 27 de fevereiro a exposição estará no Centro Integrado de Cultura (CIC).

O coordenador do projeto “Olhares Catarinenses”, jornalista José Augusto Gayoso, informa que o projeto, além de envolver todas as 21 associações de municípios catarinenses, resultará ainda no lançamento de um livro com as melhores fotos em janeiro de 2022. Ele relata que a proposta surgiu depois da pandemia de Covid-19, quando muitos ficaram em suas casas e a ideia era resgatar qual a visão que os catarinenses têm sobre suas cidades após o período. No total foram apresentados 564 fotos de todo estado e as melhores receberam um certificado, integram a exposição e futuramente o livro que está em elaboração.

O curador (seleção técnica das fotos) da exposição, fotógrafo Carlos Antônio Mafalda, considerado como “mestre” na área e que há 53 anos atua como fotojornalista no estado, diz que foi um desafio selecionar as fotos para exposição e para o livro. “Foi sensacional e emocionante acompanhar este trabalho destes fotógrafos, maioria com muita qualidade e feitas com amor e coração dos catarinenses.”