Um olhar diferenciado sobre o patrimônio cultural e das belezas naturais de Santa Catarina é o tema da exposição fotográfica “Olhares Catarinenses”, aberta na quarta-feira (8) pela FECAM na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, na Assembleia Legislativa, reunindo 53 fotos selecionadas no projeto.
O resultado deste trabalho pode ser conferido até dia 10 de janeiro, quando o acervo fotográfico percorrerá as 21 associações de municípios de Santa Catarina e os órgãos parceiros na promoção da exposição.
O presidente da FECAM, Clenilton Pereira, abriu o evento considerando a magnitude do projeto. “Nossas belezas naturais, o patrimônio histórico e nossa gente: são vários olhares do nosso Estado sob a ótica e a arte dos próprios moradores. Um presente à população” afirma Clenilton.
O coordenador institucional da FECAM, Rodrigo Fachini, explica que a exposição foi dividida em oito macrorregiões e que todas as localidades foram contempladas. A exposição apresenta apenas fotos inéditas e com um diferencial: feitas, em sua maioria, por amadores. “A FECAM inovou mais uma vez, com o protagonismo de trazer uma visão dos catarinenses sobre o nosso estado, valorizando o nosso patrimônio cultural e humano.”
Ele explica que o objetivo do projeto organizado pela Fecam, com o apoio da Santur e da Fundação Catarinense de Cultura, é oferecer um novo acervo fotográfico, virtual e físico, para mostrar a diversidade cultural de Santa Catarina. “O apoio da Alesc foi fundamental, pois é o primeiro espaço a conhecer e abrigar a exposição. É na Alesc que o público conhecerá o resultado da seleção, em primeira mão.”
O diretor da Santur, Henrique Maciel, destacou que as obras são resultados de fotógrafos, em sua maioria amadores, que por meio de suas lentes mostram as cidades catarinenses. “Santa Catarina a cada 50 quilômetros tem um destino turístico fantástico e esse trabalho traz um pouco do que é Santa Catarina.” O presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Edinho Lemos, também enalteceu o envolvimento dos catarinenses em divulgar os seus olhares sobre suas cidades. “A Fecam está de parabéns em promover esse trabalho.” De 14 de janeiro a 27 de fevereiro a exposição estará no Centro Integrado de Cultura (CIC).
O coordenador do projeto “Olhares Catarinenses”, jornalista José Augusto Gayoso, informa que o projeto, além de envolver todas as 21 associações de municípios catarinenses, resultará ainda no lançamento de um livro com as melhores fotos em janeiro de 2022. Ele relata que a proposta surgiu depois da pandemia de Covid-19, quando muitos ficaram em suas casas e a ideia era resgatar qual a visão que os catarinenses têm sobre suas cidades após o período. No total foram apresentados 564 fotos de todo estado e as melhores receberam um certificado, integram a exposição e futuramente o livro que está em elaboração.
O curador (seleção técnica das fotos) da exposição, fotógrafo Carlos Antônio Mafalda, considerado como “mestre” na área e que há 53 anos atua como fotojornalista no estado, diz que foi um desafio selecionar as fotos para exposição e para o livro. “Foi sensacional e emocionante acompanhar este trabalho destes fotógrafos, maioria com muita qualidade e feitas com amor e coração dos catarinenses.”