• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM lança Nota Técnica sobre acolhimento familiar em Santa Catarina

FECAM lança Nota Técnica sobre acolhimento familiar em Santa Catarina

FECAM lança Nota Técnica sobre acolhimento familiar em Santa Catarina 440 395 Fecam Portal

A Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) disponibilizou aos municípios catarinenses a Nota Técnica 03/2024, que apresenta orientações detalhadas para a implantação do Serviço de Acolhimento Familiar no estado.

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) é uma modalidade de atendimento prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele tem como objetivo garantir proteção integral a crianças e adolescentes afastados temporariamente de suas famílias de origem ou extensa, em virtude de medida protetiva. De acordo com o ECA, esse tipo de acolhimento deve ser excepcional, provisório e priorizado em relação ao acolhimento institucional.

A operacionalização do SFA está inserida no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e segue as diretrizes estabelecidas pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais e pela Resolução n.º 109/2009 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). A implementação é de responsabilidade do órgão gestor da Política de Assistência Social em cada município.

A Lei n.º 12.010/2009 inseriu o acolhimento familiar no marco legal brasileiro, destacando a preferência por esta modalidade sobre o acolhimento institucional. O Art. 34 do ECA reforça que o poder público deve incentivar a guarda temporária de crianças e adolescentes afastados de suas famílias, por meio de assistência jurídica, incentivos fiscais e subsídios.

Além da Nota Técnica, a FECAM disponibiliza uma apresentação complementar com informações construídas em conjunto pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Santa Catarina. A leitura desse material é essencial para apoiar os municípios na estruturação do serviço.

A FECAM e os Colegiados Regionais de Assistência Social estão disponíveis para orientar os municípios sobre a implantação do Serviço de Acolhimento Familiar e outros temas relacionados.

Nota técnica nº003/2024 – [Clique aqui]

Apresentação complementar: Serviço de acolhimento familiar – [Clique aqui]