A fim de orientar os municípios sobre as Conferências Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que começaram a ser realizadas no início de julho, a Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) realizou uma roda de conversa on-line na última sexta-feira. As conferências municipais devem ser realizadas até o dia 31 de outubro deste ano e são convocadas pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE/SC).
As conferências são espaços importantes de participação da sociedade na proposição, avaliação e monitoramento das políticas públicas. A quinta edição da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência é o resultado daquelas realizadas a nível municipal, estadual ou regional e será realizada em julho de 2024. O tema desta edição é o “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência – construindo um Brasil mais inclusivo”.
“Pela primeira vez, a FECAM irá dar suporte às conferências. Quanto mais forças unirmos, melhor podemos atender aos municípios”, afirma Paulo Suldovski, consultor em acessibilidade da instituição e presidente do CONEDE/SC. A Federação é a primeira do Brasil a ter uma área voltada para a acessibilidade e inclusão.
Assista à live completa: