Instituído Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) foi tema de reunião técnica realizada pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM). O programa é utilizado pelo agricultor familiar como principal ferramenta para o acesso a ações, programas e políticas públicas voltadas para a geração de renda e o fortalecimento da agricultura familiar.
Secretários e técnicos das prefeituras, além de representantes dos sindicatos de trabalhadores rurais puderam tirar dúvidas com a coordenadora do CAF, Silvia Cristina Castanheira Maia. O programa está substituindo gradativamente a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que vai parar de emitir notas a partir de 31 de outubro de 2022.
Durante a reunião técnica, realizada na terça-feira (23), a coordenadora reforçou a importância da inscrição no CAF “como instrumento de política pública que vai transformar a realidade dos municípios”. Além disso, ela também explicou que com a inscrição ativa, o CAF pretende diminuir o analfabetismo no campo.
O Secretário de Agricultura de Lauro Muller, Eliandro Bett Giongo, participou da reunião e agradeceu a iniciativa da FECAM em trazer a capacitação realidade dos municípios. “Precisamos estar atualizados para poder encaminhar e fazer com que essas iniciativas cheguem até os agricultores catarinenses”.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município de Frei Rogério e presidente do Colegiado Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura e da Pesca de Santa Catarina (COSAPESC), Itamir Gasparini, avaliou a reunião como proveitosa e repassou os encaminhamentos. “Após essa reunião, em caso de qualquer dúvida, os colegiados regionais ficam responsáveis de receber as dúvidas dos municípios e depois encaminham para FECAM que encaminhará todas formalmente ao MAPA”.
O encontro foi realizado pelo COSAPESC em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de Santa Catarina (SFA-SC/MAPA), pela Coordenação-Geral do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CGCAF/MAPA), EPAGRI e sindicatos de base Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAESC), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC).