A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) por meio do coordenador de desenvolvimento econômico sustentável e inovação, Tiago Moraes, participou da 3ª edição do Smart City Expo Curitiba nos dias 24 e 25 de março. O evento é uma versão nacional do Smart City Expo World Congress sediado em Barcelona, encontro focado em debater temas relacionados às cidades inteligentes.
O encontro reuniu entidades, governos, empresas, startups, academias e especialistas do tema, buscando assim ‘despertar um futuro urbano poderoso’, de acordo com os organizadores do evento. Além disso, durante o evento, os participantes discutiram as transformações nas cidades pós-pandemia e como inovação e tecnologia podem auxiliar seus habitantes.
De acordo com Tiago Moraes, coordenador de desenvolvimento econômico e inovação da FECAM, o evento propiciou três grandes oportunidades, conhecer cases reais e os resultados de políticas públicas em prol do Desenvolvimento Econômico Sustentável, conhecer programas, legislação, metodologias e tecnologias que estão tornarão as cidades mais inteligentes para as pessoas e por último mas não menos importante, acessar as pessoas e os materiais que foram preparados para que outros municípios também possam inspirar-se e ou aplicar essas soluções com o propósito de termos cidades mais Inteligentes para as cidadão.
Ao longo dos dois dias gestores municipais e especialistas nas diversas áreas de responsabilidade pública municipal, estadual e federal, apresentaram painéis temáticos e cases municipais de cidades inteligentes.
O prefeito de Curitiba, Rafael Grega, participou do evento e apresentou o motivo pelo qual a capital paranaense é uma cidade inteligente. “Nos tornamos uma cidade mais inteligente a cada ano. Além de ser a sétima do mundo, somos a terceira melhor cidade para se empreender. Costumo dizer que uma cidade boa para se visitar é uma cidade boa para seus habitantes.”
Para o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, mostrou a importância da tecnologia no desenvolvimento das cidades. “Em uma cidade tão complexa como São Paulo, é importante falar da busca tecnológica visando o cunho social. Uma situação nos pegou de surpresa, que foi quando adquirimos tablets e notebooks para alunos das escolas públicas, mas identificamos que muitos não tinham acesso à internet em suas casas, e aí o equipamento ficou perdido. Queremos acelerar a Lei das Antenas e simplificar esse processo.”
Cícero Lucena, prefeito de João Pessoa, afirmou que “cidade inteligente é aquela que tem o compromisso de cuidar do que é mais importante, que é sua população. É preciso pensar numa cidade inteligente com mais eficiência e responsabilidade.” Além disso, Lucena ressaltou a importância da sustentabilidade nas cidades. Já o prefeito de São Luis, Eduardo Braide resumiu diversas ações na capital maranhense com a seguinte frase: “Cidade inteligente só é inteligente se for sustentável e humana”.
João Campos, prefeito de Recife, falou sobre simplificar e facilitar os serviços digitais para o cidadão, “com três cliques, o cidadão tem acesso a qualquer serviço da prefeitura. Isso não tem volta. Precisamos nos digitalizar e construir pontes para serviços públicos, quem não compreende esse caminho não será compreendido pela população. Nossa meta é ser pioneira na prestação de serviços digitais”.
Além disso, o coordenador de desenvolvimento econômico e inovação da FECAM ressalta que a instituição tem trabalhado nesse sentido, “buscando e repassando conhecimento, trocando experiências entre os municípios através dos colegiados, aproximando parceiros para atuação conjunta nos municípios. Se você Gestor ou servidor Público deseja mais informações para que seu Município esteja mais inteligente, entre em contato com nossa equipe.”
O evento foi transmitido por meio do youtube e pode ser acessado clicando aqui.