• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM participa da primeira reunião do Comitê de Precatórios de Santa Catarina

FECAM participa da primeira reunião do Comitê de Precatórios de Santa Catarina

FECAM participa da primeira reunião do Comitê de Precatórios de Santa Catarina 150 150 Fecam Portal

A Federação Catarinense de Municípios – FECAM esteve representada durante a primeira reunião do Comitê de Precatórios de Santa Catarina, que ocorreu na última quinta-feira (22), no Salão Nobre do Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O Comitê é formado por representantes do Tribunal Regional Federal (TRF 4ª Região) – Seção Santa Catarina, Tribunal Regional do Trabalho (TRT 12ª Região); Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Santa Catarina; Ministério Público Estadual e Federal em Santa Catarina; Advocacia-Geral da União em Santa Catarina; Procuradoria-Geral do Estado; FECAM e integra o Fórum Nacional de Precatórios – Fonaprec.

O procurador do município de São José, Clovis Renato Squio, membro do Colegiado de Procuradores e Advogados Municipais, ligado à FECAM, é o representante da Federação. A advogada da entidade, Thayse Stieven Fleck, também acompanha o Comitê.

O objetivo do Comitê é promover a integração dos tribunais com o Fórum; manter permanente interlocução com o Comitê Nacional de Precatórios; cooperar nos trabalhos relacionados aos objetivos do Fórum, no âmbito do Estado; propor ao Comitê Nacional ações concretas e soluções que busquem a realização dos objetivos do órgão. Durante a reunião desta manhã, foram empossados os membros e aprovada a minuta do Regimento Interno do Comitê. O próximo encontro está previsto para o dia 17 de outubro deste ano.

Discussões – Na pauta de debates entrará a questão do parcelamento dos precatórios em até 15 anos, julgado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal – STF em março deste ano. No entanto, o STF ainda não deliberou a partir de quando passará a vigorar a decisão. Até lá, algumas propostas estão sendo discutidas: a União irá apresentar uma proposta ao STF para que Estados e Municípios destinem 3% da receita corrente líquida para o pagamento dos precatórios com quitação prevista em no máximo seis anos. Em Santa Catarina, o TJSC encaminhou intimação aos municípios para que o valor total dos precatórios fosse incluído no orçamento de 2014. A FECAM e os municípios vêm buscando a aproximação com o TJSC na busca de alternativas que não inviabilizem o funcionamento das administrações públicas.

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9986.0106
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC