• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM participa da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, em Joinville

FECAM participa da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, em Joinville

FECAM participa da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, em Joinville 600 450 Fecam Portal

Representada pelo prefeito de Garuva, José Chaves, a Federação Catarinense de Municípios – FECAM participou da 3ª Reunião de 2014 do Fórum Parlamentar Catarinense realizada em Santa Catarina, no município de Joinville, nesta sexta-feira (28). As duas primeiras reuniões ocorreram em Chapecó e Criciúma. O objetivo destas reuniões é a apresentação das necessidades e reivindicações das diversas regiões do estado aos representantes eleitos pela população catarinense para representa-los no Congresso (deputados federais e senadores).

Estiveram presentes os deputados federais Esperidião Amin, Marcos Mariani, Carmem Zanotto; o senador Paulo Bauer; o vice-prefeito de Joinville, Rodrigo Coelho; o diretor geral da ANTT, Jorge Luiz Macedo, deputados estaduais Sandro Silva e Nilson Gonçalves e ainda os presidentes da AMVALI e da AMUNESC, prefeitos Lauro Fröhlich e Luiz Roberto de Oliveira. A reunião foi presidida pelo coordenador do Fórum, deputado Marco Tebaldi e pelo presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, Mário Cezar Aguiar.

O principal assunto em pauta foram os gargalos da infraestrutura como a BR 101 por onde passam uma média de até 80 mil veículos por dia; BR 280, melhoria da cabotagem no estado, ferrovias e a necessidade urgente de melhorias nessa área. Outros assuntos foram a redução do custo de energia e instalação de usina de gás na baia da Babitonga, a importação de banana e a defesa da cultura da banana catarinense, melhoria da legislação sobre a carga tributária que diminui a possibilidade de desenvolvimento das regiões. E a revisão da distribuição de renda aos municípios. "Eu vejo um novo momento para a região do norte e nordeste de Santa Catarina e nós precisamos estar preparados. Para tomar as decisões é preciso dinheiro e decisões políticas e o momento é muito oportuno para que se discutam as necessidades e que a sociedade esteja inserida neste contexto sob pena de nós ficarmos fora do processo de desenvolvimento", explicou o presidente da AMVALI.

A região metropolitana do norte e nordeste catarinense foi outro assunto levantado como prioritário para o debate, "Vamos juntos solicitar ao governo federal olhe para a região que possui uma população de 1,5 milhão e que precisa de melhorias. Pedimos que vejam esta situação e leve nosso pleito. Nós precisamos que o Fórum Parlamentar faça ouvir a nossa voz em Brasília", reforçou o presidente da AMUNESC.

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9900.3390
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC