ASCOM/FECAM
A Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe – AMARP completou 40 anos no dia 18 de outubro e para comemorar a data realiza hoje (17), um jantar festivo reunindo os prefeitos da região, a equipe técnica da associação e representantes de instituições parceiras, a partir das 20h, no Salão do Clube Crusmaltino, em Arroio Trinta. O presidente da FECAM, Dávio Leu, prefeito de Massaranduba estará representado pelo diretor da instituição, Celso Vedana.
No encontro, a AMARP homenageará os ex-presidentes da instituição com a entrega do título de Honra Municipalista. O presidente da AMARP, Cláudio Sprícigo, prefeito de Arroio Trinta fará entrega da placa, que simboliza o reconhecimento da instituição à contribuição dos presidentes para o desenvolvimento da Associação e da região.
Segundo o diretor executivo da FECAM, Celso Vedana, a formação da AMARP foi fundamental para fortelecer o movimento municipalista e impulsionar o desenvolvimento das demais associações de municípios no Estado. "A AMARP é uma parceira da Federação e nesta data festiva a FECAM parabeniza a sua equipe técnica e os prefeitos da região pelo apoio nas ações e atividades do Movimento Municipalista Catarinense", disse.
A AMARP foi a quinta associação de municípios a ser constituída no Estado. Ela foi desmembrada da AMMOC, região de Joaçaba, e teve sua fundação em 18 de outubro de 1968, em reunião realizada no Município de Rio das Antas, com a presença dos prefeitos de Caçador, Rio das Antas, Lebon Régis, Curitibanos, Fraiburgo, Videira, Arroio Trinta, Salto Veloso e Pinheiro Preto, presidida pelo então presidente de Caçador, Juci Varella.
Para o secretário executivo da entidade, Odivar Clovis Biscaro, a criação da Associação ocorreu devido a necessidade de dividir o estado em microrregiões, visando a coordenação, ampliação e o fortalecimento da capacidade administrativa, econômica e social dos municípios, criando assim as associações de municípios.
Fonte: Com informações da AMARP.