No Brasil o setor de pescados é responsável por um Produto Interno Bruto (PIB) de 28 bilhões de reais, os dados são da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesc) e mostram que o país está prestes a se tornar um expoente na produção de peixes, moluscos e crustáceos. Diante disso, a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) esteve presente no V International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC BRASIL 2022), o maior congresso do setor de pescados no país.
O evento realizado nos dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro reuniu produtores, estudantes, profissionais, empresários e entidades do setor em Foz do Iguaçú no Paraná. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município de Frei Rogério e presidente do Colegiado Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura e da Pesca de Santa Catarina (COSAPESC), Itamir Gasparini, participou dos três dias do evento e reforçou a importância da FECAM no evento.
“É um evento muito importante para nós como federação, em virtude ao potencial muito grande de Santa Catarina na produção de peixes e psicultura. Estar nesse evento é importante para saber sobre as novas tecnologias e boas experiências de todo o Brasil”, explica Itamir.
O primeiro dia do evento foi marcado com apresentações do panorama mundial e brasileiro do mercado do pescado, oportunidades de crescimento na exportação de tilápia, investimentos na pesquisa do setor, desafios para aumentar a competitividade na produção da piscicultura e ESG (environmental, social and governance) como estratégia na cadeia de pescado e experiência de pequenos produtores.
Já no segundo dia do evento os participantes tiveram palestras técnicas relativas à sanidade dos animais, suplementação alimentar dos peixes por aditivos enzimáticos e de aminoácidos, eficiência energética e alternativas do uso racional da água na aquicultura. Para encerrar o dia, uma homenagem especial às mulheres piscicultoras.
O terceiro e último dia do IFC continuou com temas técnicos relativos à sanidade, vacinação e doente funcional no setor pesqueiro.