A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) esteve presente no 18º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias, realizado na quarta-feira (12) em Curitiba. O evento teve como objetivo integrar os atores envolvidos no Elo de Parcerias dos municípios, estados e União, ampliando a comunicação e o acesso à capacitação, à transparência, à integridade e à inovação.
O secretário de Gestão e Inovação, Roberto Pojo, representou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na abertura do evento e reforçou a prioridade dada pelo atual governo para a relação inter federativa, a aproximação do governo federal de estados e de municípios.
Durante o evento, os participantes assistiram palestras da equipe do DTPAR sobre o Transferegov.br, novo nome da Plataforma + Brasil, e suas ferramentas de Gestão e Transparência, Modelo de Governança e Gestão Pública e Rede de Parcerias.
Na quinta-feira (13), ocorreu a 20ª Reunião do Comitê Gestor da Rede de Parcerias – Elo Municípios e a 31ª do Elo Estados. A Analista de Convênios e Projetos da FECAM, Indianara Tavares Pinto da Silva, destacou a importância do encontro para a integração entre os parceiros da Rede de Parcerias, compartilhamento de boas práticas, melhoria da gestão pública e conhecimento de inovações referentes às transferências de recursos públicos da União operacionalizadas por meio do Transferegov.br.
Além disso, foram abordados outros assuntos, como o Painel de Indicadores IDTRU DL, Fóruns Regionais, BIM, Investsus, pontos focais da Rede nos Ministérios, Aplicativo da Fiscalização de Obras, Validadores da Gestão Gov e Cadastro Módulo TransfereGov 2.0. O encontro contou com a presença do Secretario Nacional de Gestão e Inovação Roberto Pojo, Diretora de Transferências DTPAR Ministério da Gestão Regina Lemos, Coordenadora de Gestão DTPAR Tâmara Castro, Diretor Nacional do FNS Fundo Nacional de Saúde e demais autoridades nacionais e estaduais.
A participação da FECAM em eventos como esse reforça o compromisso da federação em buscar o fortalecimento das parcerias entre municípios, estados e união, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente e transparente.