• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM participa de mobilização em Brasília para discutir problemas na área da saúde

FECAM participa de mobilização em Brasília para discutir problemas na área da saúde

FECAM participa de mobilização em Brasília para discutir problemas na área da saúde 150 150 Fecam Portal

O 2º vice-presidente da FECAM e prefeito de Capão Alto, Antônio Coelho Lopes Júnior, representa a entidade na mobilização desta quarta-feira (9). O encontro tem como intuito pressionar as esferas governamentais pela aprovação do PLP nº 306/2008. O encontro, que será realizado no Senado Federal a partir das 9h, é organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Com o tema "Saúde, para melhorar basta vota", o objetivo é reivindicar a regulamentação do financiamento na área da saúde.

A votação do PLP está parada há mais de um ano na Câmara, e a exigência, como explica o presidente da CNM Paulo Ziulkoski, é a de que os estados cumpram o porcentual de 12% de investimento em saúde e que seja definido o porcentual de 10% para a União. Pretende-se fazer com que o PLP seja votado ainda neste ano, antes do recesso legislativo.

O assunto já havia sido pauta de mobilização no dia 23 de outubro durante o Dia Nacional em Defesa dos Municípios. Na ocasião, o presidente da FECAM e prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, lembrou que União, estados e municípios devem participar do financiamento das ações e dos serviços de saúde ofertados à população de uma localidade, mas em grande parte dos casos, é somente o município que arca com a obrigação. "A obrigação da União e dos estados quanto a investimentos precisa ser revista porque as reclamações da sociedade são direcionadas ao prefeito, mas o cidadão se esquece do presidente da República e do governador", avalia Heiderscheidt.


ASCOM/FECAM, com informações da CNM