• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM participa de reunião de prefeitos da região de Ituporanga para implantação do acolhimento institucional

FECAM participa de reunião de prefeitos da região de Ituporanga para implantação do acolhimento institucional

FECAM participa de reunião de prefeitos da região de Ituporanga para implantação do acolhimento institucional 600 450 Fecam Portal

Os prefeitos dos municípios de Atalanta, Chapadão do Lageado, Imbuia, Ituporanga, Leoberto Leal, Petrolandia e Vidal Ramos estiveram reunidos com o Ministério Público na última segunda-feira (18), em Ituporanga, que contou com a presença da FECAM.

O objetivo da reunião foi definir com os municípios a implantação de um serviço de acolhimento institucional, na modalidade de abrigo para crianças e adolescentes.

A FECAM participou com a presença da Assistente Social, Janice Merigo e o Assessor Jurídico, João Guilherme Biscaro. A Federação defende a constituição de forma regionalizada de um serviço de acolhimento institucional, na modalidade de abrigo. Foi orientado que o abrigo seja constituído/formalizado, por meio de um Consórcio Público Intermunicipal.

Janice Merigo salienta que os municípios devem fortalecer o atendimento no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – para que tenham como perspectiva a redução cada vez maior de crianças e adolescentes encaminhadas para o acolhimento institucional, que hoje na comarca de Ituporanga é de aproximadamente 15 crianças.

Ainda, a Secretaria de Estado e a FECAM fortaleceram a necessidade de paralelamente a instituição do abrigo institucional a execução do serviço de família acolhedora em cada município.

O Serviço de Família Acolhedora é o acolhimento em residências de famílias acolhedoras cadastradas, de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva (ECA, Art. 101), em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de
origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para a adoção.

Esse serviço, afirma a Assistente Social Janice Merigo, precisa garantir no ambiente familiar, atenção individualizada e convivência comunitária, permitindo a continuidade da socialização da criança/adolescente no município, ao qual ela reside.

A FECAM, por meio da Assessoria Jurídica e do Setor de Assistência Social, elaborou a documentação necessária para a constituição do Consórcio Público, considerando as questões jurídicas que implicam nesta constituição, bem como nas questões técnicas para a execução do serviço de acolhimento institucional na modalidade de abrigo.

Foi reforçada aos municípios, pela área de Assistência Social da FECAM, a necessidade de ter nos municípios técnicos de referência para acompanhamento e interlocução com os técnicos do abrigo regional. Ainda, que o município sede estará disponibilizando as crianças e/ou adolescentes acolhidos a rede de atendimento das demais políticas públicas – saúde, assistência social e educação.

O próximo encontro com os prefeitos para finalização da documentação de criação do consórcio público ficou agendada para o dia 28 de julho, ás 13h 30 na AMAVI.

Fonte: Assistência Social FECAM