O presidente da FECAM e prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, juntamente com a equipe de desenvolvimento econômico da entidade, estiveram em reunião na tarde desta terça-feira (2), com o presidente do BADESC, Eduardo Alexandre Corrêa de Machado e o Diretor de Operações, Paulo Renato Vieira Castro. O objetivo do encontro foi a renovação do programa Badesc Cidades Juro Zero – Lei Estadual nº 16.006/2013.
O programa possui cerca de 250 milhões de reais a serem financiados em 2022 que permite ao gestor a oportunidade de realizar ações que complementam as obras estruturais provenientes dos recursos do Plano 1000. O programa apresenta taxas baixas, menos burocracia e agilidade no repasse de recursos e condições de pagamento flexíveis, em até 10 anos (2 anos de carência e 8 para quitação do valor).
Com relação ao programa será possível regularizar inúmeros imóveis atualmente localizados em loteamentos clandestinos, irregulares ou localizados em áreas públicas, impactando a vida de milhares de pessoas nos municípios beneficiados.
Além disso, com o programa de incentivo à energia solar (aquisição e instalação de placas fotovoltaicas), os municípios passarão a adotar uma fonte de energia renovável e, ao mesmo tempo, economizar recursos públicos.
Por fim, com a aquisição de máquinas e equipamentos, as prefeituras poderão melhorar as condições das estradas sem pavimentação asfáltica, bem como implementar o programa estadual de melhoria das rodovias
A FECAM destaca que, devido ao período eleitoral neste ano, o prazo para a contratação do financiamento é até 30 de agosto, sendo que o repasse do montante poderá ser transferido após esse prazo.
Participaram o Coordenador Geral da FECAM, Tiago Moraes, a assessoria técnica em desenvolvimento econômico da FECAM representada por Dayna Maressa Pamato, Indianara Tavares e Carlos Eduardo da Costa, e o Chefe de Gabinete do Deputado Wolnei Weber, Rodrigo Pavei.