Na última quarta-feira (30), a Federação de Consórcios, Associações e Municípios (FECAM) apresentou, a pedido da Federação de Municípios do Rio Grande do Sul, a experiência do Estado de Santa Catarina no trabalho e mobilização na implantação do Serviço de Acolhimento Familiar em Família Acolhedora. Na abertura estiveram representantes da Famurs, Coegemas e Ceas.
A primeira mesa abordou a Proteção Integral, a Convivência Familiar e Comunitária e Serviços de Acolhimento, pelo Ministério Público (MP) e Tribunal de Justiça. Outra mesa, na parte da tarde, falou exclusivamente sobre o Acolhimento em Família Acolhedora. A FECAM, o MP e a Secretaria de Estado da Assistência Social compartilharam informações, orientações e experiências. Outro municípios também compartilharam as suas experiências.
Janice Merigo, assessora de Assistência Social da FECAM, afirma que estes espaços são importantes pois congregam o Sistema de Justiça (MP e TJ), Sistema de Garantia de Direitos (CMDCA e CT) e políticas públicas, para avançar na materialização do cuidado e proteção de nossas crianças e adolescentes.