Durante dois dias autoridades, gestores municipais e especialistas participam do 2º Seminário Estadual de Habitação, Direito à Cidade e Regularização Fundiária, organizado pela Federação Catarinense de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios (FECAM), por meio do Colegiado Estadual de Habitação, com a participação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU. O seminário ocorre no Centro de Eventos Maria Thaler Moser, em Treze Tílias no Meio Oeste Catarinense. O evento tem como objetivo a mitigação de um déficit 170 mil moradias no Estado.
Nesta terça-feira (13), foram realizadas palestras, mesas-redondas e apresentações de cases de sucesso sobre habitação, com participação da Secretária Adjunta da Secretaria de Estado da Assistência Social e Diretoria de Habitação, Maria Helena Zimmerman.
Maria Helena informou que o governo catarinense está realizando um levantamento para saber o real déficit habitacional nos municípios para, posteriormente, lançar um programa estadual de habitação. Conforme a secretária, atualmente o déficit no estado é de 170 mil casas.
O gerente técnico e assessor da Cathis-CAU/SC, Pedro Schultz Fonseca Baptista, apresentou um diagnóstico habitacional realizado no estado. Conforme os dados apresentados por Baptista, muitos municípios ainda não formalizaram um plano de habitação e carecem de conselhos para nortear os programas voltados para o setor.
A arquiteta e urbanista Claudia Pires, palestrante do evento, relaciona o déficit habitacional do estado com a concentração de riquezas. Já a assessora em Políticas Públicas da Fecam, Janice Merigo, além de políticas públicas voltados para área habitacional, também é necessário criar programas de ressocialização. Destacou que muitas pessoas beneficiadas com casas próprias, tem dificuldades de adaptação no novo espaço.
Ao final do primeiro dia do Seminário, houve a apresentação de cases de sucesso dos municípios de Guaramirim, Concórdia, Canoinhas e Ibirama. O programa do Kit Poste apresentado por Canoinhas, segundo o secretário Municipal de Habitação, Carlos Eduardo Vipievski, pode parecer simples, mas tem sido importante para muitas famílias carentes do município, com foco no atendimento qualitativo às famílias em situação de vulnerabilidade econômica.
A programação de quarta-feira, dia 14, prevê debates e apresentação de cases com foco principal a regularização fundiária e desafios cartoriais.
Colaboração jornalista Milton Lemke
Direito à Cidade e Cidade para Todos (Claudia)
Apresentação Seminario de Habitacao FECAM TrezeTilias (Pedro)
Apresentação_Nota Técnica_HABITAÇÃO
Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social de Guaramirim (CMHISG) (Caroline)