Na tarde desta terça-feira (06), a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) realizou uma reunião virtual de orientação sobre o Censo Escolar de 2023 para as secretarias municipais de educação e gestores de escolas. A coleta da primeira etapa do Censo Escolar começou na última quarta-feira, 31 de maio e o objetivo é coletar informações precisas e abrangentes sobre as instituições de ensino, alunos, professores e infraestrutura.
A diretora executiva da FECAM, Juliana Horongoso, em nome da presidente da instituição, falou da importância do Censo para auxiliar no desenvolvimento dos municípios e colocou a instituição à disposição para auxiliar no preenchimento.
Alex Cleidir Tardetti, presidente da Undime-SC, parabenizou a FECAM pela iniciativa e reforçou a importância do Censo para o desenvolvimento de políticas públicas, não só nos municípios, mas também para informações que envolvem Estado e Federação.
A secretária adjunta de Educação do Estado, Patrícia Lueders, complementou a fala de Tardetti e ressaltou a importância do preenchimento correto do Censo, destacando o financiamento da Educação.
A técnica do Censo Escolar, representante da Secretaria de Estado de Educação, Deborah Cavalcante, explicou sobre o Censo e como inserir as informações no sistema, além de tirar dúvidas dos participantes. O Censo Escolar é um dos instrumentos mais importantes para compreender e planejar o sistema educacional no Brasil.
Os responsáveis por declarar as informações devem preencher os formulários de modo on-line, no Sistema Educacenso, ou realizar a migração dos dados até 31 de julho. Nessa etapa da pesquisa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apura dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. A última quarta-feira do mês de maio, Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica, é a data de referência para a declaração das informações.