• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM realiza Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal

FECAM realiza Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal

FECAM realiza Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal 150 150 Fecam Portal

Dayane Nunes, Ascom/FECAM 

Identificar a vocação turística do município, promover o turismo sustentável e buscar mecanismos para atrair turistas tanto na alta quanto na baixa temporada para as cidades catarinenses, são alguns dos temas que serão discutidos nos dias 5 e 6 de setembro, no I Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal, realizado pela Escola de Gestão Pública Municipal, coordenada pela FECAM e associações de municípios, em Araranguá.

O objetivo é oferecer aos municípios orientações técnicas para implementações no setor e promover a profissionalização do turismo local e/ou regional. Segundo o presidente da FECAM, José Milton Scheffer, prefeito de Sombrio é a primeira vez que a Federação realiza um evento específico para discutir o turismo. "É necessário profissionalizar o turismo em Santa Catarina. Nosso objetivo é orientar o gestor municipal para desenvolver o turismo de forma sustentável", disse.

A programação é segmentada em painéis que abordarão os seguintes temas: planejamento turístico, desenvolvimento sustentável e captação de recursos. Também serão apresentadas experiências municipais bem-sucedidas, como por exemplo os projetos: Costa Verde & Mar, executado na região do Vale do Itajaí e o Caminho dos Canyons, desenvolvido no Extremo Sul Catarinense. Os assuntos serão discutidos por representantes do Ministério do Turismo; Secretaria de Estado da  Turismo, Cultura e Esporte; Senac; Sebrae e especialistas do setor.

Planejamento Turístico
No painel: "Planejamento Turístico", os participantes conhecerão o Programa de Regionalização do Turismo, instituído pelo governo federal. O programa é um modelo de gestão descentralizada, coordenada e integrada, com base nos princípios de flexibilidade, articulação, mobilização, cooperação intersetorial e interinstitucional e na sinergia de decisões. Segundo informações do Ministério do Turismo, os 293 municípios catarinenses estão contemplados neste programa. Entretanto, nem todos os municípios do Estado desenvolvem o turismo local ou não têm vocação turística. A FECAM convidou profissionais da coordenadoria geral de segmentação do Ministério do Turismo e da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte.

Desenvolvimento Sustentável
Conciliar a exploração turística, com preservação ambiental e geração de renda para a comunidade local é um dos desafios dos gestores municipais e profissionais do setor para promover o desenvolvimento sustentável. O tema será abordado através de palestras sobre os seguintes assuntos: Turismo Sustentável como Instrumento de Promoção da Gestão Ambiental, Qualificação e Aproveitamento da Mão-de-obra Local, Importância e Preservação da Identidade Local, Aproveitamento e Conservação dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Territorial e Turismo.

Captação de Recursos
As linhas de financiamento para o turismo serão apresentadas por representantes do Ministério do Turismo, governo do estado, Sebrae e instituições financeiras.