A FECAM (Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina) e a AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani) promovem, nesta terça-feira (24), no auditório da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina) em Xanxerê, o Seminário Regional “Autismo nos Diferentes Contextos da Vida”.
O evento reúne cerca de 1.500 pessoas entre online e presencial, incluindo profissionais de educação, gestores municipais e interessados na temática do autismo. A programação discute questões relevantes como capacitismo, educação e as especificidades do autismo no contexto educacional.
As palestras oferecem aos professores exemplos práticos sobre as melhores abordagens para trabalhar com crianças autistas, além de proporcionar um espaço acolhedor para que possam esclarecer dúvidas e compartilhar suas demandas.
“Este quarto Seminário Regional de Autismo, agora em parceria com a AMAI, conta com mais de 1.500 profissionais da educação inscritos. É de suma importância que esses profissionais consigam atuar da melhor forma com os alunos autistas. Trouxemos diversas reflexões de pessoas com autismo, psicólogos e professores, que compartilharão suas experiências e ideias para um trabalho mais profissional e humanizado nas salas de aula. Todos os 14 municípios estão participando, e consideramos o engajamento fundamental para que a FECAM continue a auxiliar as associações de municípios e as prefeituras no desenvolvimento dos alunos,” explica Adriano de Medeiros Caldas, Diretor Executivo da FECAM.
O que é o Autismo?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. As pessoas com autismo podem apresentar uma ampla gama de habilidades e desafios, o que torna cada caso único. Algumas podem ter dificuldades na comunicação verbal e não verbal, enquanto outras podem exibir habilidades extraordinárias em áreas específicas, como matemática, música ou arte.
A conscientização e a formação de educadores são essenciais para garantir que crianças autistas recebam o apoio necessário para prosperar em ambientes educacionais. O seminário da FECAM é uma importante iniciativa nesse sentido, promovendo a inclusão e a compreensão das necessidades específicas dessas crianças, além de incentivar um diálogo aberto entre profissionais e familiares.