Preocupada com os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Catarina que precisam se deslocar a outras regiões do Estado para realizar consultas e procedimentos, a Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) solicitou, por meio de um ofício, que as remarcações sejam flexibilizadas. O documento foi entregue ao secretário de Saúde do Estado e ao Chefe da Defesa Civil catarinense.
O pedido foi feito através dos colegiados de Defesa Civil e de Gestão da Saúde da FECAM e assinado pelo prefeito de Orleans e presidente da FECAM, Jorge Luiz Koch, pelo presidente do colegiado de Defesa Civil, Fred Gomes, e pelo supervisor em Saúde, Elton Gandin e leva em conta a dificuldade no transporte de pacientes, principalmente para as regiões que estão em alerta de chuva.
Por conta das fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde o último domingo (27), oito municípios já decretaram situação de emergência, algumas rodovias se encontram bloqueadas por conta de deslizamentos e outras estão sob monitoramento.
Os alertas meteorológicos da Defesa Civil sinalizam a permanência das chuvas no Estado e a possibilidade de novos deslizamentos, especialmente nas faixas litorâneas, Norte e Vale do Itajaí.