• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM, trabalhando pelos municípios catarinenses

FECAM, trabalhando pelos municípios catarinenses

FECAM, trabalhando pelos municípios catarinenses 600 450 Fecam Portal

A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) completa, no dia 3 de julho de 2010, 30 anos de atuação em defesa dos municípios e no apoio aos gestores municipais em favor de uma administração pública responsável. A história da FECAM é marcada pela realização de mobilizações, marchas, capacitações, encontros com o governo do Estado e Bancada Parlamentar Catarinense, instituição de colegiados, desenvolvimento de sistemas de gestão pública e qualificação dos agentes políticos e servidores públicos municipais. A caminhada da entidade como fomentadora de mudanças e incentivadora do crescimento dos nossos municípios é o nosso principal compromisso.

Ao longo de sua história, a Federação sempre se mobilizou em favor das administrações públicas municipais do Estado, juntamente com as associações microrregionais e a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Dessa atuação resultaram importantes conquistas que compõem uma ampla lista de benefícios garantidos aos municípios.

Além da defesa intransigente dos interesses municipalistas, a FECAM oferece consultorias e serviços especializados. Como resultado de planejamentos realizados em conjunto com as associações, a instituição tem entre suas prioridades programas para o desenvolvimento de sistemas que lançam mão da informática para auxiliar o bom funcionamento das gestões municipais; a participação em projetos e planos de desenvolvimento local e regional; a prestação de consultorias especializadas; e a qualificação dos agentes políticos e servidores públicos municipais. Esse último é um dos projetos inovadores da FECAM, concretizado com a criação da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), coordenada pela Federação em conjunto com as Associações de Municípios de Santa Catarina.

Para efetivar todas essas ações, torna-se imprescindível a participação das associações de municípios, parceiras permanentes na organização e promoção de eventos e capacitações, no repasse das orientações técnicas, no encaminhamento de reivindicações e na elaboração de projetos e mobilização dos municípios em torno de ações de interesse comum. Essa é a missão maior, a qual orienta todas as decisões e ações no sentido de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos nos municípios catarinenses.

Saulo Sperotto
Prefeito de Caçador