Será realizado, no dia 7 de junho, Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, o lançamento do 2º Prêmio ACI OCESC de Jornalismo, no auditório da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS). O evento tem apoio da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da instituição. Os jornalistas Heródoto Barbeiro e Miriam Leitão participam do lançamento de forma remota.
O Prêmio ACI OCESC de Jornalismo distribuirá prêmios em dinheiro nas categorias Texto, Vídeo, Áudio, Fotojornalismo, Jornalismo Visual, Jornalismo Universitário e Cooperativismo. Os primeiros lugares em cada categoria receberão também um troféu impresso em 3D. A primeira edição da premiação organizada pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) foi realizada em 2021 e teve seus vencedores divulgados em fevereiro deste ano.
“O Prêmio ACI OCESC preencheu uma lacuna histórica no reconhecimento do que é produzido de melhor no jornalismo catarinense. É por isso que a FECAM, através de sua estrutura de comunicação e da interlocução junto à ARIS para cessão do auditório, soma esforços para apoiar a consolidação do evento”, disse o consultor em comunicação da FECAM, Upiara Boschi.
“Temos pela frente uma eleição histórica e entendemos que o lançamento deste prêmio, que reconhece o trabalho do repórter, será uma oportunidade única de ouvir o que pensam sobre este cenário dois grandes profissionais do jornalismo no Brasil”, disse a presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Déborah Almada.