O prefeito de Gaspar e vice-presidente da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Kleber Wan-Dall, esteve em Brasília nesta segunda-feira (13) para tratar da proposta de suspensão da desoneração da folha de pagamento municipal. O encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e com demais lideranças municipais, ocorreu durante sessão de debates no Plenário da Casa destinada às discussões da atual situação financeiro-orçamentária das prefeituras do país.
“Se a proposta do governo federal, de reoneração da folha de pagamento, for aprovada, todos os municípios vão sofrer. E é por isso que estamos aqui fazendo um apelo, para que a gente possa construir um ambiente de diálogo, pois muitos deveres são impostos aos municípios e não se fala em compensação. Tudo acontece no município. A creche, a escola, o posto de saúde, é no município. A infraestrutura e a manutenção da cidade também. Para manter isso, a gente precisa de recurso lá na ponta”, afirmou o vice-presidente da FECAM.
A CNM aponta para a situação crítica das administrações locais com o excesso de obrigações que comprometem as finanças municipais ao longo dos anos e as dívidas da Previdência e com precatórios, que podem chegar a R$500 bilhões. Ao final da sessão, o presidente do Senado destacou que é importante estabelecer um diálogo ameno de proposta com o movimento municipalista brasileiro, pois, segundo ele, a Casa tem um propósito de tornar os municípios viáveis para que políticas públicas sejam realizadas.