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Foi dado o primeiro passo para a concretização da Ferrovia da Integração

Foi dado o primeiro passo para a concretização da Ferrovia da Integração

Foi dado o primeiro passo para a concretização da Ferrovia da Integração 600 372 Fecam Portal

Na manhã desta quarta-feira (15), o vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori acompanhou a assinatura da Ordem de Serviço para a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA e o projeto básico de engenharia do Corredor Ferroviário de Santa Catarina – Ferrovia da integração. O ato ocorreu no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó e foi assinado pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo; a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

Além de ligar as atividades econômicas e sociais do interior com as zonas portuárias do Litoral catarinense, a ferrovia vai facilitar o escoamento da produção para outros estados brasileiros. "É um grande momento para o Estado. A construção da ferrovia vai garantir o desenvolvimento, tornar a logística mais eficiente, reduzir o custo da produção e aumentar competitividade. Também irá permitir mais proteção ao produtor e viabilizar o seu trabalho. É um transporte econômico e seguro. É a integração e ampliação do desenvolvimento econômico de Santa Catarina", disse Colombo.

"A Ferrovia da Integração é elencada pela FECAM e pelas Associações de Municípios como uma prioridade estruturante essencial para o desenvolvimento catarinense", ressalta o vice-presidente da entidade. "Sua efetivação vai melhorar essa logística fortalecendo a economia local e evitando problemas como o desgaste da malha viária e recorrentes acidentes nas rodovias", explica.

O Ministro dos Transportes salientou que o objetivo é fazer com que o modal ferroviário seja uma realidade na economia brasileira. "Essa região é um grande centro agroindustrial do Brasil. Precisamos valorizar e dar todo apoio para que continue no ritmo de desenvolvimento, melhorando as condições de acesso aos mercados nacional e internacional, contribuindo ainda mais para o aumento da produção."

Participaram do ato a ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, o presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, Pedro Uczai e a presidente da Associação dos Municípios da Região do Contestado – AMURC e prefeita de São Cristovão do Sul, Sisi Blind e diversas autoridades estaduais e locais.

"É um fato muito especial e marcará um dia histórico para Santa Catarina e para a região da Amurc. Lutamos por muitos anos, assumimos a liderança deste projeto no Planalto Catarinense e colocamos. Estamos muito animados pois sabemos que esta obra é importante para a economia catarinense e estratégica para a nossa região", comemora a presidente da AMURC.

Ferrovia da Integração
O vencedor da licitação para o Estudo de Viabilidade é o Consórcio Prosul/Setepla/Urbaniza/Hansa. O edital de concorrência havia fixado o valor em R$ 68,7 milhões e foi fechado em R$ 46,5 milhões, 32% a menos que o teto da licitação.

O estudo e o projeto básico devem ser entregues em 22 meses (sendo 10 meses para conclusão da pesquisa e o restante para o projeto). A Ferrovia da Integraçõa – ou Ferrovia do Frango, como é conhecida – é um empreendimento com 862km que deve atravessar o Estado de Santa Catarina. Um traçado prévio iria interligar o município de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, com o Porto de Itajaí, no Litoral. Porém, só com o final dos estudos será possível saber qual o trajeto ideal.

Com o projeto deve ser licitada a obra em si, que tem custo estimado em R$ 6 bilhões. A expectativa é que a obra seja licitada no final de 2016 e demore cerca de cinco anos para ser concluída.

Pauta para o Desenvolvimento de Santa Catarina
Com base nos inúmeros gargalos e entraves, visando atender ao crescimento do modelo econômico, preservando os recursos naturais e melhorando a qualidade de vida dos catarinenses a FECAM e as Associações de Municípios de Santa Catarina incluíram a Ferrovia da Integração na sua Pauta de reivindicações como uma das prioridades para que os municípios do estado pudessem crescer de forma sustentável. Entre as prioridades da pauta consta ainda a Ferrovia Translitorânea entre Içara e Porto Alegre.

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM
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