O município de Concórdia, no oeste catarinense, recebeu nos dias 13, 14 e 15 de março, a 12ª edição do Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, um encontro voltado para a formação, capacitação e compartilhamento de experiências dos gestores municipais da pasta da cultura do Estado. O evento é realizado pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), através do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC).
Com aproximadamente 250 participantes, representando 130 municípios, a palestra de abertura tratou sobre economia criativa e desenvolvimento territorial. A palestrante, Ana Carla Fonseca, é doutora em urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e defendeu a primeira tese no Brasil sobre cidades criativas. A mesa redonda sobre políticas culturais dos Governos Estadual e Federal reuniu o presidente a Fundação Catarinense de Cultura, Rafael Nogueira, a presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), Luciane Carminatti, e a assessora Técnica em Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Ana Cristina Maltez.
No segundo dia, os participantes puderam comparecer a quatro oficinas práticas, que trataram sobre o Sistema Nacional de Cultura, com Roselaine Vinhas; Dados, Transparência e Monitoramento para a Gestão Pública de Cultura, com Bruno Truzzi da Fundação Itaú; Elaboração de editais culturais, com Simone Nunes da Sauí Responsabilidade Social; e Execução dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, com Ana Clarissa Fernandes, da Municipa Gestão Cultural.
No terceiro e último dia, o consultor jurídico do Ministério da Cultura, Osiris Vargas Pellanda, falou sobre o novo decreto do Fomento Cultural na Prática. Além disso, os cinco ganhadores do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Cultural apresentaram seus projetos e a plenária do Fórum deliberou acerca da Carta de Concórdia, com pautas e demandas destinadas aos municípios, Estado, União, Parlamentares e Setor Cultura.
Por fim, conforme edital de chamamento para seleção da próxima cidade a sediar o Fórum, foi definido que o Fórum de Cultura de 2025 será realizado em Chapecó.