• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Gestores Municipais de Santa Catarina participam de Encontro Nacional do Congemas em Belém

Integrantes_da_comitiva_catarinense_no_evento

Gestores Municipais de Santa Catarina participam de Encontro Nacional do Congemas em Belém

Gestores Municipais de Santa Catarina participam de Encontro Nacional do Congemas em Belém 600 450 Fecam Portal

Entre os dias 18 e 20 de abril, 47 gestores e trabalhadores da política de assistência social de Santa Catarina representaram o estado no Encontro Nacional do CONGEMAS, realizado em Belém (PA).

No dia 18, durante a solenidade de abertura, esteve presente o relator do PL SUAS na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, Flexa Ribeiro. Durante a solenidade, os 1940 participantes, entre prefeitos, vereadores, gestores e trabalhadores da Assistência Social, comemoraram a defesa do relator para a aprovação da lei. Foi informado que até o final de maio, a perspectiva é de que o Sistema Único de Assistência Social esteja aprovado.

Prefeitos de três Regiões do país participaram, no dia 19, do painel "As competências e responsabilidades da instância municipal na efetiva descentralização do SUAS: construindo uma agenda nacional". Os participantes do 13° Encontro Nacional puderam ter certeza do apoio da Frente Nacional dos Prefeitos, representado pela vice-presidente, prefeita de Santarém (PA), Maria do Carmo Martins Lima, com a reafirmação da Assistência Social como política de governo. O prefeito de São Gabriel do Oeste (MS), Sergio Luiz Marcondi, e o prefeito de Pinhais (PR), Luiz Goularte Alves, também participaram da mesa.

"Acredito que não podemos tratar a Assistência Social como uma pasta política, todas as propostas de campanha giram em torno dela. Precisamos reafirmar a política criando leis que assegurem a realização das ações sociais e garantam aos prefeitos o direito e dever de executá-las", afirmou a prefeita Maria do Carmo.

A prefeita de Abaetetuba, Francinete Cardoso, foi enfática na sua apresentação. "Os prefeitos precisam entender a importância da política social. O que defendemos hoje, não é mais uma política no modelo assistencialista, mas sim uma política de garantia de direitos. Para que isso ocorra é necessário financiamento, vontade política e o desejo de inclusão social".

"Os momentos mais importantes do encontro foram a manifestação na mesa de abertura em relação a aprovação do PL SUAS, até o final do mês de maio. Outro momento marcante na história da construção da assistência social, enquanto política pública, foi a presença e manifestação de prefeitas, que compreendem e defendem a política como direito do cidadão e não como uma política de troca de favor, benesse e doação, queremos avançar no estado de Santa Catarina na construção da política", manifestou a assistente Social da FECAM, Janice Merigo.

Nos dias 24 e 25 de maio, os Gestores e Trabalhadores da Assistência Social do estado se encontram em Piratuba, para discutirem a questão de co-financiamento e implantação dos equipamentos sociais – CRAS e CREAS – com ênfase nas orientações aos municípios na realização das Conferências Municipais de Assistência Social. A promoção é da FECAM, Secretaria de Estado da Assistência Social e Conselho Estadual de Assistência Social, com apoio do Conselho Regional de Serviço Social, Inovadora Sistemas e UNOESC.

Fonte: EGEM