• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Governo do Estado apresenta Projeto de Diagnóstico da Estiagem no Oeste Catarinense

Governo do Estado apresenta Projeto de Diagnóstico da Estiagem no Oeste Catarinense

Governo do Estado apresenta Projeto de Diagnóstico da Estiagem no Oeste Catarinense 600 295 Fecam Portal

O Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado da Defesa Civil, apresenta no dia 19 de maio, às 10 horas, em Chapecó (Centro Eventos Chapecó), o Projeto de Diagnóstico da Estiagem no Oeste Catarinense. O presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeito de Chapecó, José Caramori, participará do ato que contará ainda com a presença do governador do Estado, Raimundo Colombo; secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira.

O projeto está sendo desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc com o financiamento da Secretaria da Defesa Civil de Santa Catarina, no âmbito de uma parceria envolvendo a Udesc e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina – Fapesc.

A a primeira fase do trabalho, desenvolvida durante quatro meses, consistiu em um diagnóstico das principais variáveis dos processos de estiagem no Oeste de Santa Catarina.

A segunda etapa, a qual o projeto se encontra, visa o aprofundamento na análise documental e, em especial, a realização de trabalho de campo, incluindo uma oficina por microrregião. Esta etapa consiste na interação com a comunidade. Moradores, agricultores, lideranças, administradores públicos, gestores das águas e todos os segmentos serão ouvidos para compilar a informação e chegar ao consenso de quais as alternativas mais convenientes para minimizar os efeitos de seca/estiagem no Oeste.

A última etapa consistirá em três meses para elaboração de uma proposta de modelo sistêmico, complexo, de gestão dos eventos de estiagem e, por extensão, dos recursos hídricos da região e redação do relatório final, contendo subsídios para um plano diretor de estiagem, que será elaborado pela Secretaria da Defesa Civil.

O objetivo é o de nortear o enfrentamento dos longos períodos de seca e ou estiagem, como o que foi registrado em 2012, no Grande Oeste, o Governo do Estado.

Estiagem no Oeste:

Em um levantamento preliminar, a Defesa Civil de Santa Catarina estima que existam no Oeste mais de 50 mil poços artesianos ilegais. A Defesa Civil decidiu estudar possibilidades de ordenamento do uso inteligente da água que corta a região.

Segundo o trabalho preliminar das instituições envolvidas no levantamento de informações, a estiagem no Oeste do Estado é considerada um dos fenômenos que causa emergência e desastres naturais com maior período de durabilidade. O comparativo é com situações de enchentes e deslizamentos.

De acordo com dados estatísticos da Defesa Civil de Santa Catarina, entre 2002 e 2012 foram registradas mais de mil (1003 ocorrências) decretações de situações de emergência, somente superada pelas enxurradas (1028 ocorrências).

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9900.3390
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC