• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Governo lança Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária

Governo lança Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária

Governo lança Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária 150 150 Fecam Portal

O governo federal lançou hoje (7/04), o Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília. As medidas de prevenção e as providências que devem ser adotadas numa situação emergencial constam no plano.


 


O documento foi elaborado pela Coordenação de Sanidade Avícola da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com os estados e entidades do setor privado, como União Brasileira de Avicultura (UBA) e a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef). Nele, estão previstas as atribuições do Mapa, governos estaduais, criadores e frigoríficos em relação ao combate da doença.


 


Entre as medidas do plano, constam normas de trânsito interestadual de aves e ovos, que só poderá ser feito desde que sejam provenientes de estabelecimentos certificados pelo Mapa. O documento prevê também o cadastramento e georreferenciamento das propriedades avícolas brasileiras e implementação de programas continuados de educação sanitária e vigilância em unidades de criação, frigorífico, sítios de aves migratórias, portos, aeroportos e aduanas. Além disso, o Mapa modernizou a sua rede de laboratórios para atender à área de sanidade animal, especialmente à avícola.


 


A maior parte dessas ações já estão sendo executadas. “É importante lembrar que nós estamos nos preparando para isso desde 2003”, enfatizou o presidente Lula, em seu pronunciamento durante a solenidade. “Temos que deixar claro também que o Brasil não tem nenhum caso de influenza aviária e trabalha com a expectativa de continuar livre da doença”, acrescentou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rodrigo Rodrigues, lembrando que o país está longe do centro de transmissão da influenza aviária.


 


Embora não tenha registrado nenhum caso da doença até agora, o Brasil já sofreu com os efeitos da influenza, ressaltou o ministro. Segundo ele, o comércio mundial de frango caiu entre 20% e 25% nos últimos meses, com reflexos sobre a cadeia avícola brasileira, que emprega cerca de 4 milhões de trabalhadores. Por isso, completou Rodrigues, é importante que o país se mantenha como livre da doença. Ele prevê um crescimento de 4,5% ao ano do setor até 2005, o que deve puxar as exportações brasileiras de carne de frango.


 


De acordo com o ministro a influenza aviária (gripe do frango) não deve chegar ao Brasil neste ano, especialmente por meio de transmissão de aves migratórias. “O ciclo de migração de aves para o nosso território ocorre no inverno do Hemisfério Norte, que já passou”. Mesmo assim, o país –  principal exportador mundial de carne de frango, com embarques de US$ 3,509 bilhões em 2005 – já conta com um sistema de proteção para impedir que a doença atinja o seu plantel avícola, o terceiro maior do planeta. “Se ela vier, estaremos preparados”, destacou o ministro, durante entrevista coletiva após o almoço na Embrapa.


 


Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento