Gestores municipais dos mais de 40 municípios das Associações de Municípios da Região de Laguna (AMUREL), da Região Carbonífera (AMREC) e do Extremo Sul Catarinense (AMESC) se reuniram em Tubarão, na manhã desta quarta-feira (14/07), para participar do 1º Seminário de Desenvolvimento Econômico Regional Integrado da AMUREL, promovido em parceria com a Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico da FECAM.
Durante a cerimônia de abertura, o Presidente da FECAM, Clenilton Pereira (Prefeito de Araquari), falou sobre a relevância de proporcionar a integração das estratégias regionais. “Nossas ações não podem ser isoladas. A FECAM e as associações cumprem papel fundamental para que os municípios catarinenses possam crescer juntos”, disse Clenilton. Participaram também o Presidente da AMUREL, Deyvisson da Silva de Souza (Prefeito de Pescaria Brava), o Prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, e o Presidente da AMREC, Jorge Luiz Koch (Prefeito de Orleans).
A programação foi formada por quatro apresentações. Giovani Bernardo, secretário de desenvolvimento econômico de Tubarão e representante da macrorregião sul na Câmara Técnica da FECAM, falou sobre o planejamento de cidades inteligentes. Nesse conceito de trabalho, as cidades usam tecnologia para se conectar dinamicamente aos cidadãos com o objetivo de fornecer serviços mais eficientes e melhorar a qualidade de vida. As cidades precisam girar em torno das necessidades das pessoas e não das necessidade de tecnologia.
Claiton Camargo de Souza, CEO do Orion Parque na Região Serrana, falou sobre o centro de inovação instrumento de transformação, que tem o objetivo de criar, atrair e desenvolver novos empreendimentos.
Completaram ainda a programação as apresentações do Case Vale Europeu, com foco no turismo como desenvolvedor regional, e as iniciativas do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais.
“Queremos valorizar boas práticas dos nossos municípios e encontrar alternativas para construir uma Santa Catarina mais forte e pujante. De forma conjunta, debatendo regionalmente, encontraremos maneiras de valorizar e impulsionar ainda mais a vocação econômica dos nossos municípios”, afirma Rodrigo Fachini, coordenador das Câmaras Técnicas da FECAM.