Um termo de cooperação entre as instituições que compõem o Sistema FECAM foi assinado na tarde desta quinta-feira (18). Além da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), assinaram também os consórcios intermunicipais CIGA, ARIS, CINCATARINA e a Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM). O objetivo é fortalecer o trabalho dos órgãos entre si e com os municípios catarinenses, em busca de maior representatividade e trabalho conjunto em prol das causas municipalistas.
A prefeita de Vargem e presidente da FECAM, Milena Lopes, afirma que a retomada conjunta dessas ações é uma marca da sua gestão e que irá trabalhar para garantir que o Sistema FECAM tenha êxito em suas ações. “Nós, enquanto Federação, temos uma grande missão de fazer com que as instituições conversem e tragam soluções conjuntas às demandas”, pontuou.
No encontro, que reuniu presidentes e representantes dos consórcios, foram apresentadas as ações que cada organização realiza e alguns assuntos de interesse geral foram pautados. Desde a manhã de quarta-feira (17), a diretoria da FECAM está realizando uma série de reuniões com o conselho político da federação, prefeitos e secretários executivos das associações, para promover uma aproximação dos entes.
Os vice-presidentes Arão Josino e Rudi Miguel Sander ressaltaram a importância dessa nova fase da FECAM, com uma diretoria que se propõe a estar mais próxima das associações e consórcios, na busca por soluções comuns aos principais desafios regionais. Ao longo do encontro, foram apresentadas as principais medidas realizadas nos primeiros três meses da nova gestão da entidade. A diretora executiva, Juliana Demarchi, apresentou aos prefeitos e diretores presentes a composição do quadro de funcionários da entidade, um demonstrativo com a prestação de contas de 2023 e algumas ações de reestruturação realizadas pela nova diretoria executiva. O consultor jurídico da FECAM, Dr. Luiz Magno, esclareceu aspectos jurídicos relacionados à regulamentação dos pisos profissionais, e esclareceu dúvidas dos prefeitos presentes.