• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Itapoá (SC) ainda não recebeu os recursos da enchente de 2008

Prefeito_de_Itapoa_Ervino_Sperandio_PSDB

Itapoá (SC) ainda não recebeu os recursos da enchente de 2008

Itapoá (SC) ainda não recebeu os recursos da enchente de 2008 600 369 Fecam Portal

"Quando acontece um desastre desses que destrói casas, pontes, estradas, por exemplo, o Município vai lá e as reconstrói. Depois aquele recurso que a prefeitura usou para fazer as obras não é restituído pelo Governo". De acordo com prefeito, o dinheiro para a restauração dos estragos da enchente está empenhado desde 2009.
Sperandio afirma que há muita burocracia para liberação de recursos para o reparo e prevenção dos desastres naturais. "Nós fizemos um projeto para desassorear o rio Sai-mirin obedecendo todos os critérios exigidos. O projeto foi entregue à Defesa Civil e até hoje não houve resposta. Então quando ocorrem as enchentes dizem que não houve prevenção e culpam os prefeitos. A Defesa Civil deveria ser mais ágil" sugere o prefeito.
Itapoá
Município jovem com 22 anos, tem menos de 15 mil habitantes e uma extensão de 32 km de praia. No período de verão, Itapoá recebe mais de 250 mil veranistas. Apesar de ser uma cidade turística, o Município também sofre com a escassez de recursos financeiros.
"Com os milhares de turistas que visitam a cidade, aumentam-se os gastos com limpeza urbana e com Saúde, por exemplo. È uma época em que os hospitais recebem mais pacientes e quem paga a conta é prefeitura. O orçamento de um ano inteiro do Município, é gasto em praticamente quatro meses", afirma Sperandio.
A sugestão do prefeito para solucionar o problema seria uma compensação financeira do Estado e da União. Atualmente, o Município tem 600 servidores, cinco Postos de Saúde da Família (PSF) e um pronto atendimento 24 horas para conseguir atender a demanda dos turistas. "Em alguns Municípios com o mesmo porte do nosso, são apenas 150 servidores e dois PSF. Por isso precisamos da compensação", conclui o prefeito.

Fonte: Agência CNM