• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

IX Congresso Catarinense de Municípios – Painel discute acessibilidade e a pessoa com deficiência

Gilmar_Rabelo_prefeito_Rivaldo_Macari_Janice_Merigo_e_secretario_Serafim_Venzon

IX Congresso Catarinense de Municípios – Painel discute acessibilidade e a pessoa com deficiência

IX Congresso Catarinense de Municípios – Painel discute acessibilidade e a pessoa com deficiência 600 397 Fecam Portal

O presidente da Amures, Rivaldo Antônio Macari, prefeito de Bom Jardim da Serra, coordenou o painel "Acessibilidade e a Pessoa com Deficiência", na tarde desta segunda-feira (25), durante o IX Congresso Catarinense de Municípios. Macari disse que o país desconhece a causa do deficiente e, quem não conhece, se afasta. O palestrante Gilmar Borges Rabelo, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência (Compod), da prefeitura de Uberlândia (MG), afirmou que a acessibilidade ainda é um tema novo nas políticas públicas. Ambos são cadeirantes.

Gilmar Borges Rabelo, depois de apresentar o conceito de deficiência, expôs a experiência da cidade de Uberlândia, onde toda a frota do transporte público está equipada com elevadores. O município ainda possui 50 vans que fazem o transporte "porta a porta" para cerca de 300 pessoas que não conseguem utilizar o transporte coletivo. A cidade mineira também tem 300 vagas de estacionamento demarcadas para idosos e pessoas com deficiência.

O presidente do Compod questionou os prefeitos sobre qual cidade ensina Libras para todos os seus alunos e lembrou que essa é a segunda língua oficial do Brasil. Rabelo também reivindicou que os gestores municipais não permitam a ocupação indevida das calçadas, que em muitos casos são utilizadas por estabelecimentos comerciais.

O painel também teve a presença do secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Serafim Venzon, que recebeu da assistente social da FECAM, Janice Merigo, um diagnóstico sobre as demandas da política de assistência social, tais como: a definição e transparência em relação a orçamento, o cofinanciamento dos benefícios eventuais, contratação de recursos humanos na secretaria de Estado para assessorar e capacitar municípios, a regionalização dos serviços de média e alta complexidade além de recursos para a construção/reforma e ampliação dos Centros de Referências da Assistência Social – CRAS.

No final do painel, o presidente da FECAM fez uma entrega simbólica de sete monitores ao presidente da ACIC – Associação Catarinense para Integração do Cego, Jairo da Silva, como contrapartida dos recursos obtidos pelo Seitec. Os equipamentos serão entregues na semana que vem.

Fonte: Francisco Dantas
Assessoria de Comunicação FECAM
Siga-nos: @FECAM_SC