Joinville foi o primeiro município brasileiro a receber o Selo Bright Cities – Cidades Inteligentes. A plataforma reúne dados de 30 mil cidades pelo mundo. Com base nas informações coletadas em dados oficiais que são aferidos e pesquisa com a população, é feito um ranking com os indicativos em cada um dos dez segmentos analisados.
A entrega do selo foi feita ao prefeito Adriano Silva e à vice-prefeita Rejane Gambin. A plataforma Bright Cities gera diagnósticos e roteiros para que as cidades se tornem mais eficientes, inteligentes e sejam melhores a cada dia para quem vive e trabalha nelas.
As áreas analisadas são segurança, educação, saúde, mobilidade, energia, tecnologia e inovação, meio ambiente, empreendedorismo, governança e urbanismo. Levando em consideração todos os indicadores, a nota joinvilense é de 6,1, quase o dobro da média dos municípios brasileiros que é de 3,8.
Um dos pontos em que Joinville teve destaque é por ter a maior extensão em ciclovias e ciclofaixas do Brasil, com 32,59 km para cada 100 mil habitantes. Justamente na área de mobilidade, a cidade alcança a pontuação máxima no país, com nota 6,8.
No quesito saúde, os números também são positivos, se igualando a pontuação nacional e global de 8,6. Os trabalhos desenvolvidos para incentivar a geração de novos negócios já têm apresentado resultado. O indicativo para empreendedorismo tem pontuação 7, pouco abaixo da média nacional e global que é de 7,4.
O relatório também indica que as principais preocupações dos moradores estão associadas a temas relacionados a saúde, educação e segurança. “Esses indicadores permitem que a prefeitura detecte e atue em pontos de atenção. Além disso que se posicione em relação às cidades do mesmo porte”, explica o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Marcel Virmond.