A crescente urbanização das cidades impõe desafios aos gestores públicos de todas as esferas, principalmente da municipal. De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), até 2050 o mundo terá 9 bilhões de habitantes, dos quais 70% viverão em centros urbanos. Aliar a ampliação da qualidade de vida da população com a preservação de recursos naturais e do meio ambiente é um dos grandes dilemas do modelo de vida contemporâneo.
Para inspirar e incentivar a implantação de tecnologias em conformidade com o conceito de cidades inteligentes e sustentáveis, a Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e o Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região (Inovaparq) promovem, com apoio da FECAM, o Seminário Catarinense Cidades Eficientes.
O evento, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de agosto na sede da Univille, foi apresentado pela FECAM no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), em Florianópolis, na tarde desta terça-feira (27/07). O objetivo do seminário é aproximar setores da sociedade em busca de soluções inovadoras para problemas enfrentados por comunidades catarinenses em diversas áreas, com foco em ações da gestão pública municipal.
“É nos municípios que surgem as inovações em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas. A FECAM é parceira de iniciativas como essa que buscam o planejamento das cidades a médio e longo prazo”, afirmou a Diretora Executiva da FECAM, Sisi Blind, na plenária da ALESC.
O evento contará com palestras nas áreas de infraestrutura, economia, meio ambiente, pessoas, governança, qualidade de vida e tecnologia. Também haverá workshops sobre a crescente urbanização, a convergência tecnológica, a questão ambiental, a convergência industrial e a informatização da sociedade. Entre os convidados estão o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, do Secretário Nacional de Saneamento, Pedro Ronald Maranhão Braga Borges, e do Presidente da FECAM, Clenilton Pereira (Prefeito de Araquari).