• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Lançado o Festival de Integração Multicultural Catarinense – FIMC

Vice_presidente_da_FECAM_Saulo_Sperotto_prefeito_de_Cacador_presidente_da_ALESC_deputado_Jorginho_Mello_e_o_secretario_de_Estado_do_Turismo_Cultura_e_Esporte_Gilmar_Knaesel

Lançado o Festival de Integração Multicultural Catarinense – FIMC

Lançado o Festival de Integração Multicultural Catarinense – FIMC 600 400 Fecam Portal

Dayane Nunes
ASCOM/FECAM

A cultura, a história e a gastronomia das nove regiões turísticas do Estado estarão em destaque no Festival de Integração Multicultural Catarinense – FIMC, que acontece de 13 a 17 de maio, no Centrosul, em Florianópolis. O FIMC foi lançado hoje (2) pelo vice-presidente da FECAM, Saulo Sperotto, prefeito de Caçador, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, deputado Jorginho Mello e pelo secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, em coletiva de imprensa realizada no Centrosul em Florianópolis.

A novidade do FIMC é que a diversidade cultural e histórica dos municípios catarinenses será apresentada em cenários multimídia, com um espaço de 7.605 m², onde o visitante poderá interagir com os 9 cenários que serão compostos por recursos cenográficos e de multimídia. Haverá ainda contadores de história, que vão relatar episódios da Guerra do Contestado e da República Juliana e apresentações folclóricas.

Os produtos e pratos típicos dos municípios catarinenses serão apreciados em 25 estandes. Toda a estrutura será montada no Centrosul, na Capital. A estimativa de público é de mais de 50 mil visitantes de todo o Estado.

Para o vice-presidente da FECAM, Saulo Sperotto, prefeito de Caçador, o FIMC será uma oportunidade para conhecer a história dos municípios catarinenses.

"O FIMC será uma opção de lazer para os catarinenses. A FECAM vai incentivar os prefeitos e secretários municipais de turismo para que visitem o FIMC e viabilizar para que os 293 municípios estejam representados no Festival, por meio de grupos folclóricos, pela gastronomia e cultura de cada região", disse.

O presidente da ALESC, Jorginho Mello, destacou que o Festival é inovador. "Santa Catarina tem muitas coisas que o visitante não conhece. O Festival é uma oportunidade para conhecer a cultura e a gastronomia, tendo uma amostra das riquezas sem ir até as cidades", destacou.

Para o secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, o Festival será uma grande vitrine para os municípios, uma vez que o FIMC será realizado como um evento complementar do World Travel & Tourism Council (WTTC).

"Vamos oferecer aos participantes do WTTC uma amostra do nosso Estado. O Festival será o Salão do Turismo e da Cultura de Santa Catarina, além de fortalecer o turismo regional", disse.

O secretário ainda destacou que no Festival, serão instituídos o Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Turismo e o Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura, além de palestras com representantes do WTTC.

O festival tem como slogan "Diversos olhares de Santa Catarina", será realizado pelo Instituto Sustentar, numa promoção da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Funturismo, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e do governo do Estado.