• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Lideranças definem que região Sul quer novas ferrovias operando em sete anos

Lideranças definem que região Sul quer novas ferrovias operando em sete anos

Lideranças definem que região Sul quer novas ferrovias operando em sete anos 600 450 Fecam Portal

Com o apoio da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, o Seminário Sul Brasileiro de Ferrovias reuniu, na tarde dessa quinta-feira (07), lideranças empresariais e políticas de todas as regiões do Estado, parlamentares do Rio Grande do Sul, além de representantes das estatais Valec Engenharia e Empresa de Planejamento e Logística – EPL, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC. No final do encontro foi estabelecida uma meta pelos participantes de que o Sul do Brasil quer as ferrovias Norte-Sul, Litorânea e da Integração operando em sete anos.

A extensão da ferrovia Norte-Sul deve ligar Mairinque (SP) a Rio Grande (RS) e Uruguaiana (RS), enquanto a ferrovia da Integração (ex-ferrovia do Frango) prevê a conexão entre o Oeste e o Litoral de Santa Catarina. Já a Litorânea deve cortar toda a costa catarinense. Pelo cronograma firmado no Seminário, seriam necessários dois anos para a conclusão dos estudos técnicos e realização de licitações para as novas concessões. Outros cinco anos serão necessários para a construção das linhas e preparação para operação.

O 1º vice-presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, que coordenou o evento, disse que existe consenso sobre a necessidade e a urgência da implantação para a melhoria da competitividade da indústria. O presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai, ressaltou que a força política é importante para fazer os projetos avançarem.

O presidente da FECAM e prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, disse que a entidade é parceira, independente de qualquer sigla partidária. "A FECAM tem um corpo técnico bastante especializado e uma diretoria composta por prefeitos de todos os partidos. Queremos ser parceiros e trabalhar pelo desenvolvimento de Santa Catarina e de toda a região Sul", disse.

No seminário, empresários, parlamentares e especialistas na área debateram os diferentes projetos ferroviários na região; projetos ferroviários prioritários para o PAC das Concessões no sul; traçados estratégicos para o desenvolvimento regional e unificação da gestão da política ferroviária nacional.

Também fizeram parte da mesa principal os deputados gaúchos Fernando Marrone, Raul Carrion e os presidentes da EPL, Bernardo Figueiredo, e da Valec Engenharia, Josias Sampaio Cavalcante Junior. O evento foi uma promoção da Frente Parlamentar das Ferrovias no Congresso Nacional e teve o apoio da FIESC, FECAM e das Frentes Parlamentares gaúcha e paranaense.


Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC