Santa Catarina é referência no serviço de Família Acolhedora, responsável pela transição de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade para o sistema de adoção. O programa cadastra, capacita e acompanha famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças e adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, que por medida judicial foram afastados de suas famílias de origem.
Para divulgar as ações municipais neste serviço, a Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) está organizando e produzindo uma publicação técnico-científica sobre o do Serviço de Família Acolhedora. Assim, o trabalho desenvolvido será registrado e poderá inspirar outros municípios catarinenses e de outros estados.
A produção do livro foi lançada no dia 11 de julho, durante o Seminário Estadual do Sistema de Garantia de Direitos. O prazo para encaminhamento dos artigos foi prorrogado até o dia 23 de outubro.
A Assessoria da FECAM, Janice Merigo e o Consultor, Paulo Medeiros estão à disposição para orientações, que devem ser encaminhados para o email: politicaspublicas@fecam.org.br
Os materiais para consulta e a live estão disponíveis abaixo:
Live de orientação para a elaboração dos artigos sobre o Serviço de Família Acolhedora
Apresentação orientação para a elaboração dos artigos sobre o Serviço de Família Acolhedora
Modelo de documento dos artigos