• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Lula sanciona lei que regulamenta o Fundeb e premia municípios catarinenses

Lula sanciona lei que regulamenta o Fundeb e premia municípios catarinenses

Lula sanciona lei que regulamenta o Fundeb e premia municípios catarinenses 150 150 Fecam Portal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sancionar hoje (20/6), às 15h45, a lei que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O ministro da Educação, Fernando Haddad, participa da cerimônia.Para marcar a data, o governo vai conferir um selo para as 64 cidades brasileiras que conseguiram reduzir o analfabetismo para menos de 4%, com base no Censo Demográfico do ano de 2000.


 


O município de São João do Oeste lidera o ranking nacional de cidade livre de analfabetismo, com menos de 1%, graças à ação efetiva na Educação Fundamental aplicada pela gestão municipal. Em Santa Catarina 15 municípios serão premiados (ver lista e arquivo).


 


O prefeito de São João do Oeste, Rolf Harry Trebien, encontra-se em Brasília para receber o prêmio, segundo informações do gabinete do município. O Secretário Municipal de Educação, Denílson João Grasel, explica que é o terceiro ano em que o município recebe este título. “É com muito orgulho que recebemos este prêmio. Porém todo o mérito é da população, que sempre priorizou a educação”, disse.


 


O secretário destaca que a qualificação profissional e o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos – que ganhou apoio do Programa Brasil Alfabetizado – foram fundamentais para combater o analfabetismo. “Todos os nossos professores são pós-graduados e estão em constante aperfeiçoamento, além do que tem um compromisso muito forte com a educação”, ressaltou. Trebien explica que os dados são referentes ao ano de 2000 e que no ano passado a prefeitura iniciou uma turma com 33 jovens e adultos para ensiná-los a ler e escrever, ou seja, a taxa de analfabetismo reduziu ainda mais em 2007.


 


A FECAM destaca a atuação dos prefeitos que priorizaram a educação e principalmente a promoção da qualidade de vida do cidadão e por isto, recebem o reconhecimento do governo federal, FECAM, associações de municípios e de toda a população catarinense.


 
 















UF


Município


Taxa de analfabetismo (%)


SC


São João do Oeste


0,91


RS


Morro Reuter


1,60