• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Marcha a Brasília: Dilma decepciona prefeitos ao falar sobre royalites do petróleo

Presidente_da_Republica_Dilma_Rousseff

Marcha a Brasília: Dilma decepciona prefeitos ao falar sobre royalites do petróleo

Marcha a Brasília: Dilma decepciona prefeitos ao falar sobre royalites do petróleo 600 402 Fecam Portal

Os 3.500 prefeitos de todo Brasil que participaram da abertura da XV Marcha a Brasília na manhã desta terça-feira (15), saíram decepcionados com o discurso da presidente da República, Dilma Rousseff, que além de não falar sobre assuntos da pauta do Movimento Municipalista, como a sanção do Código Florestal e da liberação dos convênios represados, disse que os municípios devem lutar pela distribuição do petróleo "de hoje para frente", e não pelo que já foi decidido sobre o assunto.

Neste instante, os prefeitos começaram a vaiar a presidente que terminou abruptamente o seu discurso e a cerimônia foi encerrada logo em seguida. "Estamos decepcionados com a participação da presidente. Não era isso que nós gostaríamos de ouvir", destacou o presidente da FECAM, Douglas Warmling, prefeito de Siderópolis.

No início da cerimônia, o presidente da Confederação Nacional de Municípios – CNM, Paulo Ziulkoski, destacou vários pontos da pauta municipalista brasileira, como a aprovação do piso salarial de várias categorias profissionais. Citou o impacto na área da saúde se forem aprovados pisos para enfermeiros, nutricionistas, médicos, fisioterapeutas, dentistas, terapeutas ocupacionais e até parteiras. "Se todos esses pisos forem aprovados, o impacto será de R$ 54 bilhões para os municípios", disse o presidente da CNM.

Ziulkoski também defendeu a liberação dos convênios represados, a sanção do Código Florestal, aprovação do projeto que muda o critério de distribuição dos royalites, além de investimento na saúde. Ele afirmou que o país precisa fazer um "enfrentamento federativo". "Nossa federação está incompleta, ainda tem que ser construída. Precisamos ter um novo pacto", afirmou.

Em seguida, a presidente preferiu falar sobre o projeto do governo federal lançado na última segunda-feira que pretende construir 6 mil creches para crianças de seis meses a três anos, em parceria com os municípios. Dilma também anunciou que os 3.591 municípios com até 50 mil habitantes ganharão uma retroescaveira e outras 1.370 receberão uma motoniveladora (patrola).

A XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é promovido pela CNM, com apoio das entidades municipalistas, entre elas, a FECAM e as Associações de Municípios de Santa Catarina. O evento vai até a próxima quinta-feira (17).

Confira a programação da XV Marcha.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9613.5073
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC