• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

MEC implantará novo sistema de freqüência escolar

MEC implantará novo sistema de freqüência escolar

MEC implantará novo sistema de freqüência escolar 150 150 Fecam Portal


O MEC implantará a partir de setembro, no início em escolas com mais de 200 alunos, o Sistema Nacional de Acompanhamento de Freqüência Escolar (Safe), que irá agilizar o trabalho das escolas na verificação da freqüência dos alunos, através de um cadastro de estudantes, professores e escolas que possibilitará o aperfeiçoamento do Censo Escolar.  Os Secretários de educação dos estados e do Distrito Federal estiveram no Ministério da Educação, hoje (17/5), para conhecer o Safe.


O Safe pretende melhorar a gestão escolar e a distribuição de recursos públicos para merenda e transporte escolares e distribuição de livros didáticos, além de prevenir a evasão. Cada escola receberá equipamento para registrar a presença dos estudantes por meio de um cartão de identificação. Desse cartão constará o número de identificação social (NIS), que servirá como documento de identidade e de registro diário da freqüência. O cartão será gerado a partir do cadastramento de estudantes do ensino básico das redes federal, estaduais e municipais. Além dos estudantes, os professores também farão o cadastramento, no período de junho a setembro. As informações serão registradas nas redes de ensino e transmitidas ao banco de dados do MEC.


Censo – A proposta de novo censo escolar está em fase de aperfeiçoamento. Por meio de tecnologias, como a internet, será possível integrar em tempo real e acelerar os processos de coleta de dados, de forma a viabilizar o repasse de recursos aos estados e municípios que utilizam o censo como referência. O censo é importante para a gestão de programas sociais como o Bolsa-Família.


Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM com informações do MEC