O Ministério da Integração Nacional, através do Programa de Promoção da Sustentabilidade de Espaços Sub-regionais – PROMESO, em conjunto com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura %u2013 IICA e a Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, realizou na última semana no auditório da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), em Chapecó, mais uma etapa da oficina de Caracterização e Diagnóstico que integra o trabalho de revisão e atualização do plano de ação para a MesoMercosul.
Participaram 25 pessoas representando as entidades-membro do Fórum da MesoMercosul e dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com o objetivo de concluir a etapa de diagnóstico do trabalho de revisão e atualização do plano. Divididos em quatro grupos, os participantes discutiram e priorizaram os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades para o desenvolvimento da Mesorregião.
A próxima oficina acontece no dia 11 de abril, também em Chapecó, quando será desenvolvida a etapa de revisão e atualização do plano, com a definição das grandes estratégias e alternativas de ação para o desenvolvimento da Mesorregião para os próximos anos. Ainda em abril ocorre a oficina de validação do plano, com a participação de representantes das porções dos três estados que integram a Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul.
“É um processo de planejamento participativo, que busca e estimula a contribuição de representantes governamentais e não governamentais para a construção do melhor futuro para a Mesorregião nas áreas econômica, social, geoambiental e político-institucional”, ressalta o vice-presidente pela porção Paraná, Célio Bonetti.
O projeto de revisão e atualização do plano tem a coordenação técnica do Fórum da Mesomercosul com apoio do IICA, Ministério da Integração Nacional, Fecam e Amosc.
Fonte: MB Comunicação